As empresas foram punidas por terem descumprido metas de qualidade na prestação dos serviços de telefonia celular e no atendimento ao cliente. Os atos com as decisões da Anatel de multar as operadoras foram publicados no Diário Oficial da União.
A Claro recebeu a maior multa, de R$ 2,67 milhões, em um processo aberto em 2007 referente à operação em todo o País.
A Vivo foi multada em R$ 1,31 milhão por problemas detectados em 2005 e 2006 na prestadora de Minas Gerais.
A Oi, por sua vez recebeu multa de R$ 612 mil, por três processos, abertos em 2005, 2006 e 2007.
A fiscalização da Anatel encontrou problemas nas redes e no atendimento ao cliente nas regiões Norte e Centro-Oeste, incluindo parte da área atendida pela Brasil Telecom, que foi comprada pela Oi no ano passado.
A TIM decidiu mudar sua estratégia de atuação em rede 3G. Em entrevista ontem, o presidente da companhia italiana, Luca Luciani, revelou que a intenção é redefinir o foco das vendas para as regiões onde já existe uma boa cobertura do serviço. "Não queremos iludir o cliente. Vamos oferecer serviços que a área suporta", explicou.
O executivo lembra que hoje a companhia já consegue oferecer bons serviços em cerca de 70 cidades, sendo 20 capitais, e atualmente está trabalhando no desenvolvimento da rede de outras 100 cidades.
Nas regiões onde a cobertura ainda é mais fraca, a TIM tem oferecido aos clientes acessos de menor velocidade do que o das redes 3G a preços mais baratos. "Não temos que atender a demanda a qualquer custo. Oferecer um serviço de baixa qualidade gera insatisfação e isso tem um impacto muito negativo para a marca", afirmou o diretor de marketing do grupo, Rogério Takayanagi.
Fonte: Agencia Estado.
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