quinta-feira, 30 de setembro de 2010

STF derruba exigência de dois documentos para votar

Eleitor poderá votar apenas com documento de identificação oficial com foto. Ministro Gilmar Mendes negou motivação política em pedido de vista.

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira (30), três dias antes da eleição, a exigência de que o eleitor apresente, no momento do voto, o título de eleitor e um documento com foto. Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que o cidadão será obrigado a levar apenas um documento oficial que comprove sua identidade.

Por 8 a 2, STF derruba exigência de dois documentos para votarEleitor poderá votar apenas com documento de identificação oficial com foto. Ministro Gilmar Mendes negou motivação política em pedido de vista.

A determinação de apresentar dois documentos na hora de votar foi fixada pela minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. A norma foi questionada pelo PT em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF.

No julgamento, os ministros do Supremo não analisaram o mérito da constitucionalidade da norma; eles concederam medida cautelar para que a exigência passe a ser interpretada de acordo com a orientação do STF.

O julgamento começou nesta quarta-feira (29), mas foi suspenso por causa do pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, quando o placar era de 7 a 0.

Antes de começar a votar na sessão desta quinta, Mendes citou reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, publicada nesta quinta, que diz que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, teria ligado para o ministro antes do julgamento. Ele negou que seu pedido de vista tenha tido motivações político-partidárias.

“Quem me conhece sabe muito bem que jamais me deixei pautar por interesses político-partidários. Estive no TSE por longo período e inclusive fixei uma orientação para que houvesse um critério na aplicação do difícil direito eleitoral muito propenso aos ‘ismos’ de toda a índole inclusive aos casuísmos”, afirmou.

Em seu voto, o ministro negou o pedido de liminar do PT para flexibilizar a exigência e afirmou que uma novidade normativa, a essa altura, pode ser um fator de “desestabilização do processo eleitoral”. Segundo Mendes, haveria ainda “noção de oportunidade política” na ação proposta pelo PT.

O ministro disse ter dúvidas sobre a inconstitucionalidade da lei e citou ainda o gasto de R$ 3,2 milhões do TSE com a campanha publicitária para as eleições deste ano, inclusive com propaganda para informar os eleitores sobre a necessidade de apresentar título de eleitor e documento oficial com foto na hora de votar.

“Todos os índicios levam a um estado de forte dúvida. Pode ser que tenhamos uma lei que apresente inconvenientes, mas que não é inconstitucional. Podemos falar de inconveniência, podemos falar dos atrapalhos que essa exigência ocasiona, não podemos falar em inconstitucionalidade. Se entrássemos nessa seara, estaríamos fazendo mau uso do nosso poder. Não temos o poder de legislar”, disse Mendes.

Fonte: G1

domingo, 26 de setembro de 2010

Negociação para fraudar CNH é filmada em autoescola na Grande SP.

Uma policial se passou por aluna e gravou a negociação com uma autoescola de Barueri, na Grande São Paulo, para fraudar os exames para tirar carteira de habilitação.

A polícia investigava a autoescola havia três meses. Na semana passada, uma policial foi até o local dizendo que queria tirar carteira de habilitação. Com uma câmera escondida, ela gravou toda a conversa. O funcionário da autoescola explicou a obrigatoriedade das aulas teóricas do curso e apresentou uma alternativa para que ela não precisasse comparecer: bastava pagar pela facilidade.

Na gravação, o funcionário explica que ela tem que pagar R$ 1.500, valor que pode ser parcelado em até três vezes.

A fraude é a mesma descoberta em outras autoescolas do estado: o aluno deixa a digital impressa em um pedaço de silicone. Esse dedo falso é usado para abrir e encerrar as aulas no leitor biométrico. Ao todo, a polícia encontrou 13 dedos de silicone no local.

Segundo o delegado Luiz Roberto Zampieri, os 13 alunos que fizeram moldes de dedo de silicone foram identificados e serão indiciados em inquérito por falsidade ideológica, assim como os donos da autoescola. Se algum deles já estiver com a habilitação, ela será cassada.

# Dicas Importantes #

Como retirar a Carteira Nacional de Habilitação?
- A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um doxumento oficial que permite a condução de veículos. Compete ao Denatran expedir a CNH e aos Detrans aferir, através de exames, se o conditado pode ao não concluir a CNH.

Requisitos:
I - Ser maior de 18 anos;
II - Saber ler e escrever;
III - Possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

Exames necessários:
I - Exame Médico (exame de vista);
II - Exame Psicológico (teste psicotécnico);
III - Exame de legislação de trânsito (prova teórica);
IV - Exame de direção (prova prática).

Saiba passo a passo como obter a CNH:

1º - Procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) que proporcionar os melhores benefícios e preços e apresentar os documentos:
1 - Original e Cópia do documento de identidade;
2 - Original e Cópia do CPF;
3 - Original e Cópia do comprovante de residência;
4 - Uma fotografia 3x4 colorida com fundo branco.

2º – Agendar no CFC os exames de visão e psicotécnico.

3º – Depois de passar nos exames o candidato assiste às aulas teóricas junto ao CFC, estuda e agenda o exame teórico.

4º – Depois de passar no exame teórico o candidato começa as aulas práticas e se prepara para o exame de direção

5º - Quando o candidato se considerar apto ele agenda o exame de direção. A aprovação deste exame encerra o processo. Só lhe resta esperar a CNH!

Como renovar a Carteira Nacional de Habilitação?

- A CNH - Carteira Nacional de Habilitação é um documento com validade. Sua renovação dever ser feita a cada 5 anos para pessoas entre 18 e 65 anos, e a cada 3 anos para maiores de 65 anos.
A renovação é feita em um dos postos de atendimento ou no Detran.
Requisitos:
I - Ser considerado apto por exame médico (tem custo);
II - Caso ainda não tenha feito, fazer a prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros (não é necessário para as pessoas que tiraram a CNH depois de 21/11/99).

Fonte: G1 e Auto escolas.

domingo, 19 de setembro de 2010

Eleições 2010, eleitor deverá apresentar documento com foto para poder votar.

A partir das eleições deste ano 2010, os eleitores estão obrigados a apresentar, além do título de eleitor, um documento oficial com foto. Antes, era preciso levar apenas um dos dois.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte.

Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.

O prazo para eleitores que perderam o título solicitarem a segunda via termina no dia 23 de setembro.

O eleitor que não tenha mais seu título porque foi roubado ou sumiu, por exemplo, deverá se dirigir a qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja a sua de residência, para solicitar a segunda via. Basta levar um documento de identidade.

Nenhum dado poderá ser alterado. O local de votação, portanto, será o mesmo que constava do título de eleitor desaparecido --ainda que a segunda via tenha sido tirada em outra cidade.

Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, um domingo. O segundo turno, onde houver, será realizado no dia 31 de outubro, também um domingo.

Serão eleitos presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Neste ano, os eleitores deverão votar em dois senadores.

Recomenda-se que o eleitor leve uma 'cola' com os números de seus candidatos.

O Brasil tem, segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70. Para os analfabetos e os que têm de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos, é facultativo.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Empregos formais somam 299 mil em agosto e voltam a bater recorde.

Esse é o melhor resultado para meses de agosto desde 1992. Em junho e julho, sequência de recordes mensais foi interrompida.

O número de empregos com carteira assinada criados no mês de agosto deste ano somou 299.415, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho.

Esse é o melhor resultado para meses de agosto de toda a série histórica do Caged, que começa em 1992. Até o momento, o melhor agosto da história havia sido registrado no ano de 2009, quando foram abertos 242.126 postos formais de emprego.

O resultado do mês passado também representa a retomada dos recordes históricos - que não haviam sido registrados em junho e julho deste ano. Entre janeiro e maio de 2010, a criação de empregos formais havia sido a melhor, para estes meses, desde 1992.

"Onda de crescimento"

"Retomamos a onda do crescimento. É o melhor mês de agosto da série histórica. É aquilo que já prevíamos. Uma retomada depois de uma acomodação do mercado. Vamos ter aí recordes consecutivos até novembro deste ano. O desempenho da economia, estimulado pelo consumo interno e pelos investimentos, gerou esse recorde", disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Segundo ele, o brasileiro está tendo mais poder aquisitivo. "O ganho real do salário do trabalhador é o principal motivo para o crescimento formal. Tem mais gente comprando e produzindo. Com isso, o emprego sobe", avaliou o ministro.

# Acumulado do ano e previsão para 2010 #

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, os dados do governo mostram que houve a criação de 1,95 milhão de empregos com carteira assinada, o que também representa novo recorde da série histórica. O recorde anterior, para este período, havia acontecido em 2008, com a abertura de 1,8 milhão de vagas formais.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, declarou que está mantida a previsão de que sejam criados 2,5 milhões de empregos formais em todo ano de 2010. Se confirmada a marca, será novo recorde histórico. Para que a marca seja atingida, têm de ser criados 546 mil postos formais de trabalho até o fim do ano. O atual recorde, para um ano fechado, foi registrado em 2007, com a abertura de 1,61 milhão de postos formais de emprego.

Fonte: G1

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Brasil - Crescimento do PIB supera dos países ricos!

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no segundo trimestre, de 1,2% na comparação com os três meses imediatamente anteriores, ficou acima do registrado na maioria dos países desenvolvidos.

Contra o primeiro trimestre de 2009, o PIB brasileiro registrou alta de 8,8% e, no primeiro semestre, de 8,9% --a maior alta para o período em 14 anos. O ano de 2009 registrou queda de 0,2% no PIB.

Depois de um início de ano muito aquecido, com a economia se expandindo a uma taxa de 2,7% no primeiro trimestre, ante o quarto trimestre de 2009, o ritmo de crescimento no Brasil arrefeceu um pouco, mas ainda ficou acima do esperado pelo governo. Na segunda-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia previsto que o PIB cresceria entre 0,5% e 1% entre abril e junho.

Nos Estados Unidos --onde os problemas com as hipotecas "subprime" (de alto risco) se tornaram o cerne da crise financeira--, a economia registrou alta de 0,4% no segundo trimestre (o último dado divulgado aponta para expansão anualizada de 1,6%). No primeiro trimestre, o crescimento havia sido de 0,9%.

A desaceleração no ritmo de expansão dos Estados Unidos levantou os temores de que a tendência de retomada da economia no país pode ser revertida. Dados mostram que o setor privado está receoso em contratar novos funcionários, por conta das incertezas sobre a força dos negócios nos próximos meses. Isso tem feito com que as pessoas se preocupem com a manutenção de seus empregos e gastem menos. Mas até que o consumo das famílias se eleve, o desemprego pode continuar alto.

Em 2009, o PIB do país registrou retração de 2,4%.

No Japão, que perdeu neste trimestre o posto de segunda maior economia do mundo para a China, a expansão também arrefeceu, e a expansão foi de apenas 0,1% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro. No trimestre anterior, a economia havia crescido 1,2%.

Preocupado com a fraca recuperação do país, o Banco Central japonês expandiu seu programa de empréstimos baratos, atendendo os pedidos do governo para agir contra a alta do iene e deixando a porta aberta para mais afrouxamento monetário.

O iene saltou mais de 1% ante o dólar após o anúncio do banco, que investidores classificaram como um gesto simbólico que pouco fará para conter a valorização da moeda.

O mercado ficou desapontado com o fato de o BC não ter adotados medidas mais agressivas, como aumentar a compra de bônus do governo japonês ou reduzir a taxa de juro de 0,1% para zero.

No caso da União Europeia, que dá sinais de recuperação após os novos problemas enfrentados graças ao alto endividamento público de alguns de seus países-membros, a expansão foi melhor que a registrada no primeiro trimestre. O grupo de 27 países registrou elevação de 1% no PIB entre abril e junho, mesma variação registrada na zona do euro (grupo de 16 países do bloco que usam o euro como moeda única). Nos três primeiros meses do ano, a variação (nas duas regiões) havia sido de 0,3%.

Entre os países do bloco, a Alemanha registrou a maior variação positiva no período, de 2,2% ante o primeiro trimestre --a maior taxa de crescimento desde a reunificação do país. Reino Unido (1,2%), França (0,6%) e Itália (0,4%) vêm em seguida.

A exceção ficou por conta da Grécia, que passa por uma crise fiscal e recebeu ajuda financeira da UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para conter seus deficit, cujo PIB registrou queda de 1,5% no trimestre.

A China, que não divulga o crescimento frente ao trimestre imediatamente anterior, registrou expansão vigorosa, de 10,3%, ante o mesmo período do ano passado. O número, porém, representou desaceleração contra a variação do primeiro trimestre (11,9%). Completando os Brics (grupo dos principais emergentes), a Rússia teve crescimento de 5,2% na comparação anual, enquanto o PIB da Índia subiu 8,8% na mesma base.

Fonte: Folha.com