terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como entrar e fazer parte do "Facebook"?

O Facebook é uma rede social, como o Orkut, que vem crescendo de forma surpreendente nos últimos meses: de acordo com notícia publicada recentemente, a segunda semana de março foi marcada pela superação do Google pelo Facebook como destino mais procurado pelos internautas americanos. Está certo que aqui no Brasil – até por causa da força do Orkut e talvez também pela mania do Twitter – o negócio anda mais devagar. De qualquer forma, já tem muita gente – provavelmente seus amigos, colegas de trabalho, filhos – que começou a explorar esta nova rede.

Se você já é iniciado, pode pular direto lá para a página da Zero Hora, curtir nossa página e começar a opinar sobre matérias e sobre o jornal. Sugiro também que vê confira a página especial da série de reportagens 52 Histórias que não acabaram, onde estão sendo postados todos os textos publicados até agora e o repórter Nilson Mariano responde aos leitores. Ah, vale também aderir à campanha contra o crack: o Grupo RBS vai relançar a iniciativa na próxima terça-feira, mas você já pode desde agora manifestar seu apoio lá no Facebook. Se quiser saber um pouquinho de tudo que está rolando nos veículos e sites do Grupo RBS, vale “curtir” a página do clicRBS.

Se está começando agora, vamos ao passo a passo! Nosso objetivo aqui é ensinar como entrar na rede, adicionar amigos e “curtir” – esta ação antes era chamada de “virar um fã”, e é mais ou menos como aderir a uma comunidade no Orkut – páginas de pessoas, empresas, filmes… Para mais detalhes, sugiro dar uma olhadinha neste blog. Vamos lá?

O primeiro passo é abrir o endereço www.facebook.com. Como é preciso criar uma conta, será necessário preencher os dados na área de “Sign up” e clicar no botão verde. Das próximas vezes que entrar, é só colocar endereço de e-mail e senha no topo da página e clicar em “Login”:

Aí você terá que digitar aquelas letrinhas difíceis de entender:

O Facebook vai sugerir alguns amigos. Você clica em “Add friend” para aqueles que desejar ter em sua rede.

Mas você também pode pular esta parte, clicando em “Skip” no canto inferior da página.

O Facebook também pode sugerir que você procure amigos a partir dos contatos do seu endereço de e-mail.

Após esta etapa, você deverá escolher uma foto para o seu perfil, que pode até mesmo ser feita na hora com a sua webcam.

Ainda há muitos formulários para preencher e deixar com a sua cara. O Facebook mesmo vai apontando alguns caminhos para a elaboração do perfil.

Agora começa a diversão: suas atualizações podem aparecer para todos os seus amigos, conforme a configuração de privacidade que você decidir usar.

No campo de busca que fica ao lado do logotipo do site, é possível encontrar amigos, marcas e quem mais estiver no site.

Geralmente as empresas têm páginas, em que é possível interagir bastante com o público. Você pode fazer a busca ou entrar diretamente nas páginas do Grupo RBS que já estão no Facebook:

www.facebook.com/zerohora
www.facebook.com/52historias
www.facebook.com/clicRBS
www.facebook.com/donnazh

Ao abrir a página, você vai perceber um botãozinho ao lado do nome. Dependendo do idioma em que está configurado seu perfil, estará escrito “Like” ou “Curtir”.

O que acontece quando você curte uma página? Sempre que uma nova atualização for postada, ela vai aparecer no “Mural” da sua página inicial do Facebook, ou seja, não será mais necessário que você volte a visitá-la para saber das novidades.

Sem sair do seu perfil, você poderá conferir comentários e também deixar sua opinião sobre o conteúdo.

Vai lá, boa sorte!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Usuários conhecem riscos de usar software falso, diz pesquisa.

Oitenta por cento dos consumidores se preocupam com os riscos de usar software falsificado em seus PCs, de acordo com um estudo divulgado pela Microsoft sobre o tema feito com mais de 38 mil pessoas em 20 países. Os resultados indicam que, em geral, o usuário entende que não é seguro usar software falso no lugar original.

Segundo o estudo, 70% das pessoas acreditam que software original é mais seguro, estável e fácil de atualizar. O problema, no entanto, é a qualidade da falsificação: mais de dois terços acreditam que é preciso ter atenção na hora de comprar, para não se confundir com versões falsificadas dos programas. A pesquisa aponta que 73% dos usuários "escolheriam software original se tivessem essa escolha".

A pesquisa da Microsoft mostra ainda que o consumidor quer que a indústria e o governo tentem resolver o problema da pirataria. Sessenta e cinco por cento das respostas pedem "ação governamental contra isso" e 72% sugerem que a "indústria do software poderia fazer mais".

A Microsoft informa que, desde 2005, já recebeu informações mais de 300 mil consumidores sobre software falso em seu site How To Tell (www.howtotell.com). Os compradores dizem que "muitas vezes parece real, mas não funciona" e que "o CD e as informações pareciam originais, mas veio com vírus", de acordo com a Microsoft.

Fonte: Terra

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

BRASIL - Criação de empregos formais totaliza 204 mil em outubro

O valor não é recorde para outubro, ao contrário do que estimou ministro.
No ano, porém, empregos somam 2,4 milhões e batem recorde histórico.

Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta sexta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho revelam que foram criados 204.804 empregos com carteira assinada no mês de outubro.

Acumulado do ano

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, segundo dados do Caged, foram abertas 2,4 milhões de vagas formais de trabalho, informou o Ministério do Trabalho. Com isso, o resultado dos dez primeiros meses deste ano representou novo recorde. A série histórica do Caged tem início em 1992. O recorde anterior foi registrado em 2008, quando, de janeiro a outubro, foram criadas 2,14 milhões de vagas.

Além de o emprego formal ter registrado recorde no período de janeiro a outubro deste ano, o valor de empregos com carteira assinada criados se aproximou do valor previsto para todo este ano. A estimativa do minsitro Lupi é de que sejam abertas 2,5 milhões de vagas em 2010, o que, se confirmado, representará novo recorde histórico para um ano fechado. "Vai passar de 2,5 milhões de vagas em 2010", disse ele nesta sexta-feira. Para 2011, ele prevê a abertura de 3 milhões de vagas formais.

Fonte: G1

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Grupo Silvio Santos susta pagamento a firma auditora. R$ 2,5 Bilhões foi o valor total da fraude.

ENTENDA O CASO

O Grupo Silvio Santos, o acionista principal do PanAmericano, anunciou que colocará R$ 2,5 bilhões no banco para cobrir um prejuízo causado por uma fraude contábil. Em seu comunicado oficial, a diretoria do banco menciona "inconsistências contábeis". O dinheiro virá de empréstimo do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

O BC descobriu que o PanAmericano vendeu carteiras de crédito para outras instituições financeiras, mas continuou contabilizando esses recursos como parte do seu patrimônio. O problema foi detectado há poucos meses e houve uma negociação para evitar a quebra da instituição, já que o rombo era bilionário.

A quebra só foi evitada após o Grupo Silvio Santos assumir integralmente a responsabilidade pelo problema e oferecer os seus bens para conseguir um empréstimo nesse valor junto ao FGC. Como o fundo é uma entidade privada, não houve utilização de recursos públicos. Além disso, a Caixa Econômica Federal, que também faz parte do bloco de controle, não terá de arcar com a perda.

A Polícia Federal informou que instaurou, nesta sexta-feira, inquérito policial para apurar a eventual prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. O Ministério Público Federal informou que também vai investigar as transações do banco.

INVESTIGAÇÕES

O Banco Central caiu em cima de pelo menos seis bancos pequenos para averiguar como eles contabilizam as carteiras vendidas a outras instituições, após descobrir fraude no PanAmericano.

O objetivo é detectar uma eventual disseminação de prática contábil fraudulenta nesses bancos na hora de registrar carteiras cedidas.

O "pente fino" se iniciou no último dia 29, antes do feriado de Finados, quando o BC se preparava para falar sobre o assunto.

A fiscalização do BC enviou comunicado a instituições que também adquiriram carteiras de crédito, pedindo explicações detalhadas sobre as operações. O pedido exigiu trabalho dobrado das áreas técnicas para enviar as informações com urgência.

Segundo a Folha apurou, os questionamentos ocorreram quase dois meses após o BC ter detectado as irregularidades no PanAmericano.

COMO OCORREU A FRAUDE

O Banco tinha um patrimônio fictício que permitia a conceção de créditos, estes que eram imcompatíveis com o patrimônio real do banco. Por exemplo: É como vender um carro, transferi-lo, mas continuar usando como garantia para outros empréstimos.

Fonte: Folha.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

FGTS pode ser usado para abater dívida de imóvel.

Usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada na compra de um imóvel é prática comum no mercado nacional. Poucos sabem, no entanto, que também é possível utilizar esses recursos para quitar prestações do financiamento imobiliário, pagar parcelas em atraso e até para liquidar totalmente a dívida.

Segundo especialistas, todas as alternativas são interessantes, mas é preciso analisar cada situação individualmente antes de optar por alguma delas. "Na agência da Caixa Econômica, eles auxiliam o cliente a tomar a melhor decisão fazendo cálculos", diz Mário Avelino, presidente do Instituto FGTS Fácil.

Teoricamente, a alternativa que possibilita a liquidação ou amortização do saldo devedor é mais vantajosa, uma vez que o cliente antecipará o pagamento e terá desconto nos juros do financiamento. "Às vezes, o cliente não tem crédito de FGTS suficiente para quitar o saldo devedor, mas apenas para pagar algumas prestações. Neste caso, ele opta pela segunda alternativa", diz José Maria Leal, superintendente Nacional de FGTS da Caixa Econômica Federal.

Além do saldo insuficiente, há algumas regras da Caixa que impedem determinados clientes de usufruir dessas opções. Por exemplo: para quitar a dívida com o banco, o cliente não pode ter nenhuma prestação do financiamento atrasada.

Já para programar a quitação das parcelas, o trabalhador precisa ter um volume de saldo suficiente para garantir o pagamento de, no máximo, 80% do valor da parcela pelos próximos 12 meses. "Não é possível pagar 100% do valor da parcela com esses recursos", reforça José Maria Leal, da Caixa.

Até o fim de agosto deste ano, a Caixa registrou mais de 650 mil saques do FGTS para aplicação em moradia. No total, foram movimentados R$ 4,6 bilhões. Segundo o superintendente do banco estatal, "a maior parte desse volume" é utilizada para dar entrada no primeiro imóvel.

A Associação Nacional dos Mutuários (ANM), instituição que auxilia proprietários de imóveis com dificuldades ou dúvidas sobre financiamentos, confirma que há um grande desconhecimento da população sobre as possibilidades de usar o FGTS na quitação das dívidas imobiliárias.

Segundo a associação, pelo menos 300 ações judiciais tiveram determinação de pagamento da dívida com o saldo do FGTS dos inadimplentes durante 2009. "O desconhecimento da população sobre os usos do FGTS é tamanho que temos de ir à Justiça resolver formalmente questões simples como essas", afirma Thais Asprino, advogada especialista em mercado imobiliário do escritório Augusto, Asprino & Camazano.

Fundo de investimento

Avelino, do FGTS Fácil, lembra que, em breve, deve estar disponível no País a possibilidade de aplicar os recursos do FGTS em um fundo de investimento que reunirá os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Os trabalhadores devem ficar atentos à essa opção porque será muito vantajosa."

A liberação dessa possibilidade depende da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Consultada pela reportagem, a CVM afirmou que esse processo "deve passar para uma fase de elaboração de uma norma. Depois de elaborada e aprovada internamente, a norma deve passar por um período de audiência pública" para, depois entrar em vigor.

O diretor do FGTS Fácil lembra que nos últimos dez anos, o FGTS acumulou rendimento de apenas 65%. "Enquanto isso, as ações da Petrobrás que foram compradas há uma década com os recursos de trabalhadores renderam mais de 600%", diz, para demonstrar como a rentabilidade do FGTS é baixa e o quão vantajoso é aplicar esse recurso em outro investimento.

Fonte: Portal do Consumidor.