domingo, 9 de janeiro de 2011

Mercado de celulares deve crescer 8% no mundo em 2011.

No próximo ano, o mercado de celulares deve crescer 8%, resultando em mais de 1,4 bilhão de aparelhos vendidos em todo o mundo. A conclusão é de um estudo da Pyramid Research.

A queda de preço dos smartphones e o surgimento de aparelhos com valores mais acessíveis devem alavancar as vendas.

Ainda segundo o estudo, nos próximos quatro anos, 70% das vendas de celulares vão se concentrar nos mercados emergentes.

No Brasil, são cerca de 200 milhões de telefones celulares, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O número de aparelhos é superior ao da própria população do país, estimada em 193 milhões, segundo dados do o Banco Mundial.

Um dos fatores que podem aquecer o mercado nacional já neste ano é a venda das licenças da banda H, compradas pela Nextel, que se junta a Claro, Oi, Vivo e TIM.

Também será permitido que empresas de outras áreas, como bancos, se transformem em operadoras de celulares sem precisar investir em infraestrutura.

Mais para a frente, entre 2011 e 2012, devem ser vendidas as licenças de quarta geração da telefonia celular, chamada 4G.

A nova tecnologia permitirá velocidades maiores nos celulares, de até 100 Mpbs por segundo, mais de dez vezes a velocidade máxima possível hoje no país.

Fonte: Folha