domingo, 6 de maio de 2012

O Governo "MEXEU" nas regras da poupança, saiba tudo:

O governo mexeu nas regras da poupança, o investimento mais tradicional do país. Segundo a nova resolução, quando a taxa básica de juros for de 8,5% ao ano ou menor, o rendimento da caderneta será fixado em 70% da taxa Selic. A mudança, anunciada na quinta-feira (3), vale para os depósitos feitos a partir de sexta – mas gerou muitas dúvidas.

Tire as suas dúvidas abaixo com as respostas:

1) Como o banco vai distinguir o que é depósito novo e o que é depósito antigo? Exemplo: tenho 10 mil reais numa poupança, vou depositar mais 2 mil reais. O banco vai saber que os 10 mil tem que receber mais juros que os 2 mil reais ou os 12 mil reais vão receber juros iguais? E se depois eu sacar 1 mil reais, será descontado dos 10 mil ou dos 2 mil reais?

Resposta: no extrato bancário, o banco será obrigado a apresentar ao poupador, em separado, o saldo da caderneta que está sob as regras antigas. Se você tinha R$ 10 mil na poupança até o dia 3 de maio, esse dinheiro vai aparecer em separado no seu extrato, e vai render segundo as regras antigas. Já os outros R$ 2 mil que você depositar vão ter rendimento de acordo com as regras novas. Quando você for sacar, o dinheiro vai sair primeiro da parte sob as regras novas. O dinheiro “antigo” só sai da conta se o dinheiro “novo” não for suficiente. Ou seja, no seu caso, se você for sacar mais que os R$ 2 mil que você tem depositado sob as regras novas.

2) Entendi que só os depósitos feitos a partir de 04/05/12 serão afetados, porém, tenho dúvidas quanto aos "juros" recebidos, que forem creditados pela instituição após o dia 04/05/12. Ou seja, tenho uma poupança com vencimento no dia 10; no dia 10/05/12 vou receber os juros conforme antigamente, mas como fica no mês que vem? Esse juro passa a incidir pela nova regra ou a regra antiga?

Resposta: se for aplicação já existente permanece com a regra atual de rentabilidade: juros fixos de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a variação da Taxa de Referência (TR).

3) Tenho um valor depositado em poupança desde junho de 2010 num banco X. Se eu retirar todo esse valor e depositar numa conta poupança num banco Y, de mesma titularidade, meus rendimentos nessa conta Y valerão pelas novas regras da poupança?

Resposta: sim. Essa transação financeira é considerada como uma nova aplicação. Portanto, passa a valer a ideia do gatilho: sempre que a taxa básica de juros (Selic) for igual ou menor do que 8,5% ao ano, os novos depósitos da poupança serão corrigidos por 70% da Selic mais a TR.

4) Se num futuro a taxa de juros cair para abaixo de 1%, como é em alguns países desenvolvidos, o que acontecerá com a poupança?

Resposta: Se as regras não sofrerem nenhuma mudança, a caderneta vai render 70% dessa taxa mais TR.

5) Digamos que eu tenho R$ 1.000,00 em dinheiro, eu ganharia mais se já estivesse aplicado ou se aplicasse ele hoje?

Resposta: por enquanto, o rendimento permanece igual. Se a taxa Selic, hoje em 9%, for
reduzida para 8,50% ou menos, o rendimento da poupança fica menor para os depósitos feitos a partir desta sexta. As novas regras não permitem que a caderneta tenha rendimento maior que o estabelecido pelas regras anteriores.

6) A nova regra aplica-se para novos depósitos ou novas contas?

Resposta: a nova regra vale para os novos depósitos, mesmo os feitos em contas já existentes.

7) Se a taxa Selic cair abaixo de 8,5% e voltar a subir acima no mesmo mês. O que fica valendo?

Resposta: não existe a possibilidade de variação da taxa de Selic em um mesmo mês. Quem altera a taxa Selic é o Comitê de Política Monetária (Copom) e as reuniões são a cada 45 dias – o calendário já foi divulgado.

8) O valor do rendimento que entrar na conta correspondente aos valores que já estavam lá antes do dia 04/05 entram na regra antiga ou na regra nova? Exemplo, vamos supor que existam 100 mil na conta, e que hoje esse dinheiro renda R$ 500,00. Para os rendimentos futuro desses R$ 500,00 vale a regra nova ou a antiga?

Resposta: o rendimento da poupança que estiver sob as regras antigas vai ser incorporado ao saldo dessa mesma “parte” da poupança. Nesse caso, esses R$ 500 vão fazer parte da poupança “antiga”, e continuar a render 6,17% ao ano mais TR.

9) Caso a taxa Selic volte a subir, a poupança seguirá a mesma regra de rendimento de 70% da taxa?

Resposta: a nova regra vale apenas se a Selic estiver em 8,50% ou menos. Se a taxa subir para acima desse patamar, a caderneta terá rendimento igual ao da regra antiga, de 6,17% ao ano mais TR.

10) Com estas mudanças a poupança irá render mais ou menos que da forma anterior?

Resposta: por enquanto, o rendimento permanece igual. Se a taxa Selic, hoje em 9%, for reduzida para 8,50% ou menos, o rendimento da poupança fica menor para os depósitos feitos a partir desta sexta.

11) Quando eu fizer um saque de uma poupança que eu já tenho, como fica? Em relação ao dinheiro "antigo" e ao "novo" e às datas de aniversário de cada uma.

Resposta: os saques serão feitos, inicialmente, do dinheiro “novo”, ou seja, aquele depositado na caderneta após a mudança de regras.

12) Segundo o governo, apenas os novos depósitos estão sujeitos às regras atuais. Pergunto: os rendimentos creditados na conta de poupança serão considerados novos depósitos?

Resposta: os rendimentos relativos ao dinheiro depositado antes da mudança de regras serão considerados depósitos “antigos”, e vão seguir rendendo sob as regras antigas.

13) Eu já tenho uma poupança, se eu fizer novos depósitos nesta conta, todo meu saldo estará dentro dessa nova regras?

Resposta: o saldo existente até o dia 3 de maio permanece sob as regras antigas. Apenas o dinheiro depositado a partir de 4 de maio estará sob as regras novas.

14) Qual é a regra que se aplica aos rendimentos gerados pelo modelo antigo? Esses rendimentos serão reaplicados como se fossem novos depósitos, valendo a nova regra?

Resposta: os rendimentos relativos ao dinheiro depositado antes da mudança de regras serão considerados depósitos “antigos”, e vão seguir rendendo sob as regras antigas.

15) Transferência entre poupanças vai cair nesta regra? Tenho poupança do Banco A e transfiro para poupança do Banco B. Como fica?

Resposta: se for criada uma conta nova de poupança é considerada a regra nova.

16) A partir de agora, terei, no meu extrato bancário, dois saldos: um referente ao valor antigo, reajustado pela taxa em vigor até hoje, e outro seguindo a nova regra?

Resposta: sim. No extrato bancário, o banco será obrigado a apresentar ao poupador, em separado, o saldo da caderneta que está sob as regras antigas e o que está sob as regras novas.

17) Nesse momento o recomendável seria abrir uma nova caderneta de poupança para novos depósitos, deixando a antiga caderneta parada sem movimentação? E caso feitos depósitos na caderneta antiga passam seguir a nova regra, apenas na parte depositada ou no total aplicado?

Resposta: não é necessário abrir uma caderneta nova. O banco irá manter registros separados do dinheiro depositado antes e depois da mudança de regras. Todos os novos depósitos feitos, seja em caderneta nova ou já existente, terão rendimento de acordo com as novas regras.

18) Se amanhã eu depositar numa caderneta que já tenho há 20 anos, esse dinheiro irá ter remuneração na nova regra? Se sim, isso não é mudar as regras existentes, mudar a lei?

Resposta: Todos os novos depósitos feitos, seja em caderneta nova ou já existente, terão rendimento de acordo com as novas regras.

19) Caso hoje eu deposite um valor X e amanhã retire o mesmo valor ou menor será retirado da 'parte' que estava lá a mais tempo? Ou da parte da nova 'regra'?

Resposta: os saques serão feitos, inicialmente, do dinheiro “novo”, ou seja, aquele
depositado na caderneta após a mudança de regras.

Fonte: G1

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

IRPF 2012 - Receita libera programa para preenchimento do imposto.

Para preencher documento, contribuinte já deve ter informe de rendimentos.

A Receita Federal liberou para "download", nesta sexta-feira (24), o programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2012 na página do Fisco. No entanto, apesar de o programa estar liberado, a declaração só poderá ser enviada a partir das 8h do dia 1º de março. Acesse o site.

O programa do IR, porém, não poderá ser baixado em tablets ou smartphones. Também foi disponibilizado, nesta sexta-feira, um tutorial , que simula uma "linha de metrô", para ajudar os contribuintes que tenham dúvidas sobre a declaração do IR de 2012.

"O contribuinte poderá ir tirando suas dúvidas sobre as várias fases da declaração. Esta 'linha do metrô' teve um acesso de 26,36 milhões em 2011, o que mostra que foi um sucesso", disse a secretária-adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, nesta quinta-feira (23).

Apesar de ter anunciado que só liberaria o programa de envio da declaração, Receitanet, em 1º de março, a Receita também deixou a plataforma disponível para "download" a partir desta sexta. Clique aqui para baixar o programa.
Declaração já pode ser feita

Os contribuintes que já receberam dos seus empregadores os comprovantes de rendimentos poderão utilizar o fim de semana, o primeiro após o carnaval, para preencher a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011.

A partir de 1º de março, a declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.

Comprovante de rendimentos

A possibilidade de usar este fim de semana para fazer a declaração do IR não será para todos os contribuintes. Isso porque é necessário, ter em mãos, o comprovante de rendimentos do último ano. Pela lei, este documento tem de ser entregue pelos empregadores aos seus funcionários até o fim deste mês, ou seja, até 29 de fevereiro, quarta-feira da próxima semana. Dependendo da empresa, portanto, o comprovante de rendimentos pode chegar na semana que vem.

As informações contidas no comprovante de rendimentos são cruzadas com as fornecidas na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que as empresas também devem remeter à Receita Federal até 29 de fevereiro. Caso a Receita encontre divergências, a declaração é retida na chamada malha fina até que as partes solucionem as pendências.

Restituições do IR

Quem apresenta a declaração do IR mais cedo, sem erros ou omissões, também recebe a restituição do IR mais rapidamente. As restituições começam a ser pagas pelo leão em junho de cada ano e se estendem até dezembro, em sete lotes. As consultas geralmente são abertas por volta do dia 8 e o pagamento é realizado no dia 15 - quando a data não cai no fim de semana ou feriado. Nestes casos, o depósito é feito no dia útil seguinte.

Os primeiros lotes de restituição de cada ano, porém, geralmente são reservados para os idosos (acima de 60 anos), que, segundo o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento dos valores. Em junho do ano passado, por exemplo, no pagamento do primeiro lote do IR de 2011, 1,3 milhão de contribuintes idosos, de um total de 1,5 milhão de pessoas, foram beneficiados. Naquele momento, foram pagos R$ 1,9 bilhão em restituições.

Aplicação financeira

Os contribuintes também podem optar, caso não tenham pressa no recebimento dos valores, em entregar a declaração mais perto do fim do prazo. Neste ano, o prazo vai até 30 de abril. Com isso, deixariam para receber os valores das restituições, caso o documento esteja sem erros ou omissões, nos últimos lotes do IR (em novembro e dezembro).

Até lá, receberiam a variação da taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente em 10,5% ao ano. Este procedimento equivaleria a uma aplicação dos valores das restituições na variação dos juros definidos pelo Banco Central. Com a vantagem de não ter de recolher Imposto de Renda - o que ocorre quando se compra de títulos públicos.

25 milhões de declarações

A expectativa do Fisco é de receber cerca de 25 milhões de documentos neste ano, volume acima dos 24,37 milhões de declarações recebidas em 2011. Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011 (ano-base para a declaração do IR de 2012).

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Xperia Pro da Sony Ericsson tem recursos equilibrados sendo um ótimo custo benefício.


O aparelho tem tela de 3,7 polegadas, 3G, Processador S2 de 1GHz, android 2.3.4, Camera 8.1MP e um ótimo teclado QWERTY

O novo modelo da linha Xperia, ganhou interface redesenhada para o Android 2.3.4 e tela de 3,7 polegadas com uma proteção que a deixa mais resistente.

Ele está um pouco abaixo dos tops de linha, o Xperia Pro possui teclado QWERTY, bom para quem usa muito as redes sociais ou digita textos longos. Um ponto bom é a câmera de 8.1 megapixels com flash LED, que faz fotos com qualidade para o uso comum e não de profissionais. Para quem deseja uma melhor qualidade nas fotos e vídeos, este smartfone faz somente fotos com qualidade mediana e não grava vídeos em full HD (1.080p).

Em todos os aspectos, o Xperia Pro é o aparelho completo da Sony Ericsson. A tela de 3,7 polegadas tem proteção contra riscos, mas não Gorilla Glass, e resolução de 480 por 854 pixels, leva a Sony Bravia Engine que garante fidelidade nas cores e possui excelente resposta aos toques. O tamanho é suficiente para quem gosta de jogar, rodar vídeos e navegar na web, mas sem o inconveniente exagero, como nos aparelhos com telas superiores a 4 polegadas. O espaço também torna a digitação no teclado virtual confortável, ao contrário do que ocorre em seus irmãos Xperia Mini e Mini Pro.

O teclado físico QWERT é muito confortável, com bom espaçamento entre as teclas e layout no padrão brasileiro (com a tecla cedilha). Assim como no Milestone 3, as teclas numéricas possuem uma disposição similar à de um teclado de PC e são ativadas pelo botão de função.

Pesando 142 gramas e medindo 5,7 por 12,0 por 1,6 centímetros, o Xperia Pro é bastante portátil e oferece uma boa pegada.

Construído completamente em plástico, a remoção da tampa traseira é uma tarefa árdua, e necessária para acessar o cartão microSD de 8 GB. O botão dedicado à câmera também pode proporcionar um uso incômodo pela falta de sensibilidade, principalmente em fotos que exigem uma firmeza maior das mãos. Na face frontal há três botões físicos logo abaixo da tela dedicados a voltar, home e menu. O botão para ligar/desligar o aparelho e travar a tela está isolado em uma das laterais, enquanto volume e controle da câmera acompanham a entra microHDMI na lateral oposta.

A conexão com uma TV pela porta microHDMI oferece uma resolução de saída em 720p (HD). O uso do sistema é quase sempre condicionado à horizontal, o que faz bastante sentido se levarmos em conta a proporção da tela. Na conexão com TVs o Xperia Pro tem seu brilho ofuscado pelos concorrentes, que suportam 1.080p, possuem interfaces de central multimídia (como Atrix e Arc S, da própria Sony Ericsson) e executam arquivos de vários formatos. Infelizmente, o player nativo do Xperia Pro só aceita arquivos MP4, H.264 e WMV.

Rodando a versão 2.3.4 (Gingerbread) do Android, a Sony Ericsson ganha pontos com a interface Timescape. Além de layout próprio para ícones, sistema de menus e temas, há também uma animação interessante no movimento de pinça na tela inicial. Todos os widgets explodem e, ao clicar em algum deles, o usuário é levado à tela que ele pertence. O aplicativo que dá nome à interface passou por uma atualização e ficou mais ágil. O Timescape reúne as atualizações de redes sociais e mensagens recebidas por SMS e e-mail. A navegação pelas mensagens é feita na vertical, com um efeito interessante e imagens de fundo.

O aparelho também traz servidor de mídia (DLNA), Integração com Facebook nos aplicativos (calendário e descoberta de mídia), gerenciador de conexões (LiveWire), Let´s GOLF da Gameloft, sincroinia online via Sony Ericsson Sync e Office Suite Pro para edição de arquivos Microsoft Office.

Assim como os outros aparelhos da linha, o Xperia Pro conta com um excelente player de áudio. São exibidas as capas de alguns, há os controles tradicionais de reprodução e organização da biblioteca e pesquisa de letras e músicas no YouTube. Os formatos de áudio compatíveis são: MP3, WMA, WAV, eAAC+, Ogg e MIDI.

A câmera traseira tem resolução de 8,1 megapixels e flash LED. As imagens registradas em 3.264 por 2.448 pixels tem qualidade acima da média. Em ambientes bastante iluminados a câmera oferece boa fidelidade nas cores e bastante nitidez. Em ambientes pouco iluminados o ruído é bastante aparente.

Com detecção de face, estabilizador de imagem e recurso para fotos panorâmicas em 3D, a câmera também impressionou pelo modo macro de qualidade. A gravação de vídeo é feita em 720p a 30 quadros por segundo. Mesmo com uma qualidade inferior aos modelos top de linha, a qualidade do vídeo e captação de áudio fica na média dos melhores.

Sim, este é um belo custo benefício neste início de 2012.

Fontes: InfoAbril, Blogs e Sony Ericsson

domingo, 29 de janeiro de 2012

Estudo prevê salto em "economia digital" nos países do G20.


A economia digital deve quase dobrar nos países do G20 (20 maiores economias do mundo) até 2016, segundo um estudo do Boston Consulting Group.

O relatório, encomendado pelo Google e divulgado nesta sexta-feira no Fórum Economico Mundial em Davos, na Suíça, mostra que os negócios associados à internet devem crescer dos atuais US$ 2,3 trilhões para US$ 4,2 trilhões em 2016.

A previsão é que em quatro anos três bilhões de pessoas tenham acesso à internet, número equivalente à metade da população mundial.

O grande propulsor dos negócios devem ser os celulares com acesso à internet, em franca expansão nos mercados emergentes.

No entanto, um dos problemas do estudo, segundo o editor de economia da BBC, Tim Weber, é que o relatório não especifica o que seria a economia digital. Não fica claro se ela abarca apenas compras feitas pela internet ou também outros negócios.

David Dean, um dos diretores-gerentes do Boston Consulting Group, explica que os limites são tênues.

"Durante o estudo descobrimos que não há um jeito consensual de medir a economia da internet", diz.

Fabricantes de eletrônicos que passem a produzir aparelhos com conexão à internet, por exemplo, não entram na conta.

Dean argumenta que em breve já não fará sentido falar em economia digital, já que todo o conjunto da economia estará associado à internet.

Segundo ele, o termo será tão cômico quando se hoje em dia se utilizasse "economia da eletricidade".

Nova internet

O estudo indica que, em 2016, 80% dos usuários de internet acessarão a rede pelo celular.

O relatório mostra ainda que a conexão à internet já não será vista como um luxo, como o é hoje para boa parte da população mundial.

A maioria dos usuários estarão nos mercados emergentes. Só na China serão 800 milhões de usuários, mais que Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha somados.

Paul Zwillenberg, também do Boston Consulting Group, diz que empresas que não se atualizarem serão ultrapassadas pelos rivais.

O estudo não mostra, no entanto, como a nova economia digital terá reflexos no mercado de trabalho, se ela criará mais ou menos empregos que as empresas "analógicas".

Zwillenberg diz que “estamos apenas começando a perceber o potencial da internet”.

"Para competir, as empresas terão de reforçar o que chamamos de balanço digital, ao criar seus ativos digitais e controlar suas deficiências, para criar uma vantagem digital", diz.

O analista também chama atenção para o uso que os governos dão à internet.

"Ao estabelecer suas políticas, os governos deveriam se guiar pela necessidade de incentivar o crescimento, a inovação e as escolhas dos consumidores, e não por dogmas", diz.

Fonte: BBC Brasil

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FMI - Prevê recessão mundial em 2012.


Em relatório divulgado nesta terça-feira, o FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu as estimativas de crescimento da economia mundial, prevendo uma expansão global de 3,25% neste ano --uma redução dos 4% estimados no último comunicado, em setembro. O organismo indica ainda que deve aumentar a recessão na zona do euro e que a crise pode se agravar. O Brasil também será afetado e deve crescer 3%.

De acordo com o relatório, as economias da zona do euro devem encolher 0,5% em 2012. Em setembro, o órgão previa um crescimento de 1,1% na região.

Embora o FMI acredite que a economia mundial sofrerá com a crise europeia, que pode se agravar, os impactos da recessão da zona do euro não devem ser sentidos fortemente nos Estados Unidos.

Além disso, o organismo internacional manifestou preocupação com os cortes orçamentários e planos de austeridade, medidas que podem diminuir o crescimento e abalar a confiança dos mercados.

De maneira geral, segundo o comunicado, o FMI vê a atividade econômica global se desacelerando, mas não entrando em um colapso, com muitos países evitando uma nova entrada em uma recessão. "No entanto, isso baseado na suposição de que na zona do euro os políticos vão intensificar os esforços para enfrentar a crise".

Para a América Latina, a previsão de crescimento do FMI passou de 4% para 3,6% em 2012. O Fundo advertiu ainda que esse corte do crescimento mundial é bastante significativo, de 0,7 ponto percentual com relação às previsões de setembro, e que por isso todas as regiões devem ser afetadas.

"As perspectivas de crescimento global se obscureceram e os riscos escalaram bruscamente durante o quarto trimestre de 2011, à medida que a crise na zona do euro entrou em uma perigosa nova fase", diz o FMI.

CONTAMINAÇÃO

Os problemas relativos à dívida e ao deficit público na Europa foram ressaltados pelo Fundo, mas ao mesmo tempo foi pedido que as medidas de austeridade não agravem a situação.

"Dada a profundidade da recessão de 2009, tais taxas de crescimento são baixas demais para fazer uma diferença maior nos altos índices de desemprego", afirmou o Fundo.

O FMI ressaltou que o desempenho de economias emergentes e em desenvolvimento desacelerou conforme os bancos europeus resolveram gastar menos no exterior e a demanda europeia se contraiu. Com isso, a previsão média de avanço para tal grupo é de 5,4% neste ano e 5,9% em 2012 --um corte de mais de meio ponto na estimativa anterior.

"A previsão para o crescimento está medíocre e poderia ser ainda pior", afirmou Olivier Blanchard, conselheiro econômico do FMI, citado pelo comunicado da organização. "A recuperação mundial, que já era fraca, periga estagnar. O epicentro do perigo é a Europa, mas o resto do mundo está sendo cada vez mais afetado".

Fonte: Folha

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Microsoft escolheu São Paulo para estabelecer seu maior centro de tecnologia e inovação na América Latina.


Inaugurado nesta terça-feira, 17 de janeiro, na zona sul da cidade. Em uma área de 1,3 mil metros quadrados, o Microsoft Technology Center (MTC) tem ambientes para desenvolvimento de projetos, laboratórios e salas interativas em que a empresa mostra como seus produtos e invenções apoiadas por ela podem ser transformadas em ideias úteis.

Um exemplo de utilidade, que a multinacional apresenta no MTC do Brasil, é o ProDeaf, tecnologia criada por jovens pernambucanos que permite a comunicação entre surdos e não-surdos por celular com o sistema da Microsoft, Windows Phone. Com ela, surdos podem, por exemplo, fazer ligação para não-surdos – a linguagem dos sinais é convertida em voz e vice-versa. A ideia foi premiada na nona edição da Imagine Cup, competição de computação conduzida pela Microsoft entre estudantes de mais de cem países.

Trazer esse tipo de iniciativa ao centro – ao lado de um portfólio de produtos empresariais, que incluem a plataforma em nuvem Windows Azure e o Microsoft Office 365 – sinaliza a intenção da multinacional de propagandear suas criações e vendê-las, em um mercado global cada vez mais competitivo. Mas, segundo o diretor do MTC Brasil, Fabio Souto, o centro de tecnologia busca mais que audiência. “O objetivo é trazer as discussões do uso de certas tecnologias para cá, combinando nossa rede de parceiros com as nossas soluções”.

A infraestrutura do centro em São Paulo foi montada em parceria com 15 nomes fortes do setor de tecnologia, entre os quais estão HP, Intel, Nokia e Dell. Há no local um datacenter com 360 processadores, cuja capacidade de armazenamento é de 700 terabytes. O valor investido pela Microsoft no centro foi de US$ 10 milhões.

O ambiente será conduzido por oito pessoas com profundo conhecimento das plataformas da Microsoft e dará continuidade ao trabalho que a empresa desenvolve em outros 17 países, onde também existem os centros de tecnologia da Microsoft. Na América Latina, o MTC também está presente no México.

A atividade nos centros já em funcionamento considera a conexão com clientes e parceiros o ponto-chave. A Microsoft recebe demandas, como uma nuvem privada, e discute com o cliente suas necessidades e viabilidade do negócio. Tudo na pretensão de operar como um hub de inovação e teste, segundo a empresa. Nenhum produto é comercializado em um MTC. As negociações ocorrem nos canais tradicionais da empresa.

Fonte: Estadão

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sony Ericsson - Linha Xperia 2011 receberá o Android 4.0


São Paulo – A Sony Ericsson anunciou que todos os modelos da linha Xperia lançados em 2011 receberão a atualização para o sistema Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

Segundo comunicado oficial da empresa, 10 modelos da linha Xperia receberão o update: Arc, Arc S, Neo, Neo V, Pro, Mini Pro, Mini, Active, Ray e Play. O modelo Live with Walkman, que não faz parte dessa linha, também receberá a atualização.

Porém, como nem mesmo o Google confirmou uma data para a disponibilização do sistema a todos os usuários, a Sony Ericsson também não divulgou um prazo para essa atualização, mas é possível que ocorra ainda no primeiro trimestre de 2012.

Anunciado em outubro de 2011, o Android 4.0 é a aposta do Google para a unificação de seu sistema móvel, pois a versão Ice Cream Sandwich poderá rodar em smartphones e tablets.

Entre os destaques do novo sistema está a função de desbloqueio da tela por meio do reconhecimento facial. Porém, essa funcionalidade foi colocada em cheque por um blogueiro que identificou uma brecha nesta identificação e a mesma poderá ser aperfeiçoada pelo Google.

O desbloqueio por reconhecimento facial do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) promete liberar o uso do aparelho sem a necessidade de digitar senhas e somente fazendo com que o software identifique traços do rosto previamente registrado.

Há época do lançamento do Android 4.0 e do smartphone Galaxy Nexus, Tim Bray, advogado do Android Developer no Google, afirmou em seu twitter que não seria possível desbloquear o aparelho com uma foto do usuário, e sim somente exibindo seu rosto.

O primeiro aparelho a receber o novo sistema será o Galaxy Nexus, fabricado pela Samsung. A liberação da atualização para o Android 4.0 para outros dispositivos ocorrerá algumas semanas após o lançamento do smartphone, segundo o Google.

No Brasil, o aparelho deverá chegar no primeiro trimestre de 2012, provavelmente em Março segundo a Samsung.

O Galaxy Nexus possui uma tela Super AMOLED HD (720p) de 4.65 polegadas, processador dual core de 1,2 GHz, suporte a rede 4G (LTE) e 3G (HSPA+), 1GB de RAM e também é o primeiro dispositivo Android sem botões físicos.

Anunciado em 19 de outubro, o Galaxy Nexus será o primeiro smartphone a vir com o novo sistema Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) embarcado. Confirmado o lançamento no Brasil, este será o primeiro aparelho da linha Nexus, que traz o Android em estado puro sem alterações de fabricantes e operadoras, a chegar ao país.

Fonte: Info Abril

IR 2012 - Nova tabela do Imposto de Renda entra em vigor; compare!


A nova tabela do Imposto de Renda retido na fonte, com as alíquotas que serão aplicadas nos salários deste ano para a declaração do Imposto de Renda em 2013, já estão em vigor.

De acordo com a nova tabela, estarão isentos da cobrança os trabalhadores que têm renda até R$ 1.637,11.

Pela tabela em vigor em 2011 - e que será usada no cálculo do imposto a ser declarado neste ano, - essa isenção era de R$ 1.566,61.

A correção aplicada na tabela foi de 4,5% - abaixo da inflação do período.

Há cinco faixas de tributação (veja nas tabelas). A maior alíquota, de 27,5%, passará a ser aplicada a quem ganha mais de R$ 4.087,65, contra R$ 3.911,63 no ano passado.

Compare, abaixo, as tabelas aplicadas em 2011 (usada no cálculo da declaração a ser prestada neste ano) e a atual (aplicada nos salários em 2012 e que servirá na prestação de contas do IR no ano que vem).

Fonte: Folha.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mel Gibson perde metade da fortuna em divórcio, o equivalente a 324 Milhões de Reais.

O ator e realizador Mel Gibson concordou em dar cerca de metade da sua fortuna à ex-mulher Robyn, na sequência do processo de divórcio.
Com 51 anos, Robyn pode contar com um Natal mais generoso graças aos cerca de 324 milhões de euros que receberá do cineasta de 55 anos.

O casamento durava há 31 anos. O casal separou-se em 2006 depois de Mel ter protagonizado um insólito anti-semita com um polícia de trânsito, o que lhe valeu ainda complicações com a Justiça.

Desde então, o protagonista de «Braveheart» teve uma criança com Oksana Grigorieva e separou-se da nova companheira.

Robyn terá decidido avançar com o processo de divórcio quando a relação entre Mel e Oksana se tornou pública em 2009, embora só agora se conclua o processo da separação, lembra o site da MTV.

Fonte: Diário Digital

domingo, 25 de dezembro de 2011

2012 terá ao menos 10 novas leis que mexem com seu bolso; saiba quais.

Confira abaixo algumas das principais mudanças que podem mexer com seu bolso.

Salário mínimo
A presidente Dilma Rousseff assinou antes do Natal decreto que aumenta o salário mínimo de R$ 545 para R$ 622. O aumento de R$ 77 começa a começa a valer a partir de 1º de janeiro, para pagamento a partir de fevereiro.

Micro e pequenas empresas
Empresas com faturamento anual acima de R$120 mil vão ter seus impostos reduzidos entre 12% e 26% em relação ao que pagavam anteriormente. Outra novidade é que o pequeno empreendedor poderá constituir empresa sem necessidade de sócio.

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas
É um documento que comprovará inexistência de débitos junto a Justiça do trabalho, permitindo, assim, acesso por parte de empresas a empréstimos, programas de incentivo fiscais e participação em licitação pública.

Planos de saúde
Os planos deverão cumprir 69 novos procedimentos, como exames, cirurgias e consultas a partir de 1º de janeiro. Além disso, a ANS decidiu manter por um período a cobertura a demitidos e aposentados a partir de feveriro. Os planos alertam que as mudanças pode levar a reajustes.

Cigarros
O imposto do cigarro terá aumento gradativo nos próximos quatro anos. O preço mínimo do maço em 2012 será de R$ 3 e, em 2015, R$4,50.

Placas refletivas
Todos os veículos emplacados a partir deste ano deverão colocar placas refletivas, que tem um custo maior. Além disso, motos possuirão placas maiores.

Compras no exterior
Turistas internacionais que retornarem ao Brasil não precisarão entregar declaração de bagagem, caso as compras não ultrapassem a cota de US$ 500 para a chegada ao país por avião ou mar e de US$ 300 por via terrestre.

Poluentes
Todos os caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 deverão utilizar um agente redutor de enxofre, formado na combustão. Há receito de alta nos preços por conta das mudanças.

Outra nova lei que descomplicará a vida dos empreendedores de pequeno porte a partir de 2012 é a que permitirá a constituição de empresas sem a necessidade de sócios. A criação de uma nova modalidade de pessoa jurídica, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), vai evitar que seja necessário buscar um sócio que sirva de avalista na criação de negócios.

Para abrir a empresa sozinho, o empreendedor terá de possuir capital social de investimento pelo menos 100 vezes maior que o salário-mínimo. Este valor equivaleria a R$ 54 mil reais em 2011. A lei também viabilizará que uma sociedade se torne um negócio individual, possibilitando a concentração das quotas de outra modalidade societária numa única pessoa.

Fonte: G1

Salário mínimo será de R$ 622 em Janeiro de 2012.

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (23) o decreto que prevê salário mínimo de R$ 622 a partir de janeiro de 2012. A decisão deve ser publicada no "Diário Oficial da União" no início da próxima semana.

Desde o segundo mandato do presidente Lula, os reajustes anuais do mínimo têm seguido uma fórmula que combina o INPC acumulado desde o aumento anterior e o crescimento da economia do ano retrasado.

Pela legislação em vigor, o arredondamento dos valores deve ser sempre para cima. Por conta disso, havia a expectativa de que o valor pudesse ser de R$ 625.

De acordo com lei publicada no início do ano, que também estabeleceu o piso salarial brasileiro em R$ 545, essa metodologia será seguida pelo menos até 2015.

CONSTITUCIONAL

Em novembro, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 8 votos a 2, que a definição do valor do salário mínimo por decreto é constitucional. Partidos da oposição questionaram na corte a constitucionalidade do ato.

A maioria dos ministros, no entanto, entendeu que apesar de a Constituição Federal afirmar que o valor do mínimo seja estabelecido por lei, a previsão de reajustar o benefício por decreto não dará à Presidência liberdade para determinar o novo valor.

Fonte: Folha.com

O Brasil bateu um novo recorde histórico de vendas de carros e comerciais leves, com a comercialização de 3.343.139 unidades,

O Brasil bateu no dia 22 de Dezembro um novo recorde histórico de vendas de carros e comerciais leves, com a comercialização de 3.343.139 unidades, conforme dados do Renavam. Durante todo o ano passado as vendas atingiram 3.330.331 unidades.

Apenas ontem foram vendidas 19.453 unidades, um volume que tem se repetido nos últimos dias e que deve aumentar até o fim do mês. Como faltam seis dias úteis para o encerramento do ano, as vendas em 2011 devem superar as de 2010 entre 130 mil e 140 mil unidades.

O ranking por marcas não deve sofrer alteração nesses últimos dias do ano. A Fiat solidifica a liderança, com 22%, 1,6 ponto percentual a mais do que a Volkswagen, segunda colocada, que tem 20,4%. A GM fica com 18,5% e a Ford pouco mais de 9%. Todas elas vão fechar 2011 com uma participação menor do que iniciaram.

Nas demais posições seguem, nesta ordem, Renault, Hyundai, Toyota, Honda, Citroën e Peugeot. Kia, Nissan e Mitsubishi, JAC e Chery ficam fora do ranking das dez mais.

Fonte: UOL

Oito dos 12 estádios da Copa estarão prontos até o final de 2012, prevê governo federal

O ano de 2012 ficará marcado por ver os primeiros estádios que estão sendo construídos ou reformados prontos para a Copa do Mundo de 2014. Oito das 12 arenas espalhadas pelo país serão entregues até dezembro do ano que vem, de acordo com previsão oficial do Ministério do Esporte.

A cidade de Fortaleza tem tudo para ser a primeira a ter um estádio pronto para o Mundial de futebol. Os trabalhos de reforma do Castelão já passam da metade, e as autoridades locais acreditam que a arena poderá ser entregue antes mesmo da previsão oficial, de dezembro de 2012.

A cidade de Fortaleza pode ser considerada uma das sedes mais prestigiadas na divisão dos jogos da Copa do Mundo. A capital cearense vai receber um jogo do Brasil na primeira fase e uma semifinal da Copa das Confederações. Além disso, se o Brasil se classificar em primeiro em sua chave, disputará, se chegar, as quartas de final no Castelão. Se for o segundo, jogará as oitavas de final em Fortaleza.

As autoridades locais consideram que o estado adiantado da obra no Castelão e a boa impressão que os técnicos da Fifa tiveram em relação ao estádio e às obras de mobilidade urbana em visitas à cidade foram os responsáveis pelo sucesso da cidade, que abrigará, pelo menos, seis jogos da Copa do Mundo.

Outra obra que segue embalada é a do Mineirão, que tem um dia oficial para ser entregue: 21 de dezembro de 2012. Apesar das greves que enfrentou durante 2011, a empreitada não está nem um dia atrasada em seu cronograma.

Inaugurado em 1965, o estádio começou a ser reformado em janeiro de 2010. Atualmente, as obras encontram-se na terceira e última etapa, embora apenas 40% dos trabalhos tenham sido realizados.

Foram concluídas várias intervenções nesse período, mantendo a fachada como um dos bens tombados como patrimônio histórico. Entre as obras de maior destaque estão o rebaixamento do campo em 3,4 metros, a conclusão das demolições estabelecidas nas áreas interna e externa e a doação do gramado e de cadeiras. O trabalho de fundação nas áreas externas e internas também está na reta final.

Outro estádio com previsão oficial de entrega em dezembro de 2012 é o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O prazo, no entanto, tem tudo para não ser cumprido. As obras ficaram paralisadas por mais de seis meses em 2011, em virtude de um impasse entre o Internacional, proprietário da Arena, e a Andrade Gutierrez, empreiteira contratada para reformá-lo.

As duas partes tiveram trabalho para chegar a um consenso acerca do contrato, e os trabalhos foram suspensos até a assinatura do documento, que aconteceu apenas no dia 15 deste mês.

Em 2010, o clube montou um plano, que chegou a ser colocado em prática, de reformar o estádio em dois anos. O estádio jamais seria fechado integralmente. A cada seis meses, uma quarta parte da arena seria reformada, deixando as áreas restantes livres para a ocupação do público.

Tal plano caiu por terra. Com o atraso nas obras, será necessário trabalhar em três turnos e em todo estádio ao mesmo tempo para compensar o tempo perdido.

Já no dia 27 de agosto, quando as obras completavam 45 dias de paralisação, o cronograma estava de tal forma comprometido que a Andrade Gutierrez se via obrigada a afirmar que empenharia "todos os esforços para viabilizar a obra em tempo hábil para a Copa do Mundo de 2014".

As duas arenas que ficarão prontas por último, segundo previsão oficial, é o Estádio das Dunas, em Natal (RN), e o estádio do Corinthians, em São Paulo. Não por coincidência, foram as duas que começaram por último a serem construídas, em 6 de setembro e 30 de maio deste ano, respectivamente.

Apesar de a própria construtora do estádio do Corinthians, a Odebrecht, dizer que o estádio será entregue em dezembro de 2013, o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez afirma que a obra será concluída em setembro de 2013.

Fonte: UOL

Oito dos 12 estádios da Copa estarão prontos até o final de 2012, prevê governo federal

O ano de 2012 ficará marcado por ver os primeiros estádios que estão sendo construídos ou reformados prontos para a Copa do Mundo de 2014. Oito das 12 arenas espalhadas pelo país serão entregues até dezembro do ano que vem, de acordo com previsão oficial do Ministério do Esporte.

A cidade de Fortaleza tem tudo para ser a primeira a ter um estádio pronto para o Mundial de futebol. Os trabalhos de reforma do Castelão já passam da metade, e as autoridades locais acreditam que a arena poderá ser entregue antes mesmo da previsão oficial, de dezembro de 2012.

A cidade de Fortaleza pode ser considerada uma das sedes mais prestigiadas na divisão dos jogos da Copa do Mundo. A capital cearense vai receber um jogo do Brasil na primeira fase e uma semifinal da Copa das Confederações. Além disso, se o Brasil se classificar em primeiro em sua chave, disputará, se chegar, as quartas de final no Castelão. Se for o segundo, jogará as oitavas de final em Fortaleza.

As autoridades locais consideram que o estado adiantado da obra no Castelão e a boa impressão que os técnicos da Fifa tiveram em relação ao estádio e às obras de mobilidade urbana em visitas à cidade foram os responsáveis pelo sucesso da cidade, que abrigará, pelo menos, seis jogos da Copa do Mundo.

Outra obra que segue embalada é a do Mineirão, que tem um dia oficial para ser entregue: 21 de dezembro de 2012. Apesar das greves que enfrentou durante 2011, a empreitada não está nem um dia atrasada em seu cronograma.

Inaugurado em 1965, o estádio começou a ser reformado em janeiro de 2010. Atualmente, as obras encontram-se na terceira e última etapa, embora apenas 40% dos trabalhos tenham sido realizados.

Foram concluídas várias intervenções nesse período, mantendo a fachada como um dos bens tombados como patrimônio histórico. Entre as obras de maior destaque estão o rebaixamento do campo em 3,4 metros, a conclusão das demolições estabelecidas nas áreas interna e externa e a doação do gramado e de cadeiras. O trabalho de fundação nas áreas externas e internas também está na reta final.

Outro estádio com previsão oficial de entrega em dezembro de 2012 é o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O prazo, no entanto, tem tudo para não ser cumprido. As obras ficaram paralisadas por mais de seis meses em 2011, em virtude de um impasse entre o Internacional, proprietário da Arena, e a Andrade Gutierrez, empreiteira contratada para reformá-lo.

As duas partes tiveram trabalho para chegar a um consenso acerca do contrato, e os trabalhos foram suspensos até a assinatura do documento, que aconteceu apenas no dia 15 deste mês.

Em 2010, o clube montou um plano, que chegou a ser colocado em prática, de reformar o estádio em dois anos. O estádio jamais seria fechado integralmente. A cada seis meses, uma quarta parte da arena seria reformada, deixando as áreas restantes livres para a ocupação do público.

Tal plano caiu por terra. Com o atraso nas obras, será necessário trabalhar em três turnos e em todo estádio ao mesmo tempo para compensar o tempo perdido.

Já no dia 27 de agosto, quando as obras completavam 45 dias de paralisação, o cronograma estava de tal forma comprometido que a Andrade Gutierrez se via obrigada a afirmar que empenharia "todos os esforços para viabilizar a obra em tempo hábil para a Copa do Mundo de 2014".

As duas arenas que ficarão prontas por último, segundo previsão oficial, é o Estádio das Dunas, em Natal (RN), e o estádio do Corinthians, em São Paulo. Não por coincidência, foram as duas que começaram por último a serem construídas, em 6 de setembro e 30 de maio deste ano, respectivamente.

Apesar de a própria construtora do estádio do Corinthians, a Odebrecht, dizer que o estádio será entregue em dezembro de 2013, o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez afirma que a obra será concluída em setembro de 2013.

Fonte: UOL

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

McDonald’s é multado em mais de R$ 3 milhões por causa de McLanche Feliz.

A associação de venda de alimentos com brinquedos rendeu uma multa de R$ 3,1 milhões para o McDonald’s. O Procon de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (6), a decisão. Mas a empresa ainda pode recorrer.

O caso foi denunciado pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, no ano passado. Segundo a denúncia, com a venda do McLanche Feliz, “o McDonald’s cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.

Desde a denúncia do Criança e Consumo para o Procon, no ano passado, até hoje, já foram feitas cerca de 18 campanhas dirigidas a crianças. Este mês, a rede de fast food lançou mais uma promoção, com brinquedos do filme “Gato de Botas”.

- A criança assiste à publicidade do McDonald’s com os personagens do filme nas TVs e depois nos trailers. Quando sai do cinema, não raras vezes, já esbarra numa loja da rede. É uma ação de marketing muito agressiva, que se aproveita da vulnerabilidade infantil para vender. É antiético - comenta Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Projeto Criança e Consumo.

Por e-mail, o McDonald’s disse que “não comenta detalhes dos processos em andamento e informa que respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos”.

Veja a íntegra da resposta:

“A companhia não comenta detalhes dos processos em andamento e informa que respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos. Além disso, segue um rigoroso código de auto-regulamentação publicitária e obrigações previstas no compromisso celebrado em conjunto com outras grandes empresas do setor de alimentos, nos quais voluntariamente assumiu normas de conduta para a comunicação com seus clientes.

Quanto ao McLanche Feliz, a rede esclarece que os brinquedos podem ser adquiridos separadamente, ou seja, desvinculados da compra dos produtos. Portanto, a empresa tem convicção de respeitar todas as normas da legislação vigente tanto em relação à comunicação como em relação a práticas comerciais.”

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/mcdonalds-multado-em-mais-de-3-milhoes-por-causa-de-mclanche-feliz-3392985.html#ixzz1fnGcTa3B

Fonte: G1

Estudos recentes podem afetar o mercado de entretenimento eletrônico.

A Radiological Society of North America lançou um estudo nesta semana que liga a violência nos games com disfunções cerebrais, enquanto profissionais da saúde na Austrália já consideram oficialmente uma doença mental o vício à Internet e games.

Apesar de ainda não ser definitiva as opiniões, se os jogos eletrônicos forem considerados uma ameaça, eles podem sofrer diretamente com uma menor participação no mercado – principalmente em relação à fatia do mercado que poderiam conquistar no futuro.

Isso significa que se os pais considerarem jogos impróprios e realizarem uma espécie de "boicote" ao mercado neste nicho, é possível que haja uma crise no mundo dos games, caso estudos deste tipo continuem na mente das pessoas.

Para termos uma idéia de como isso pode ser errôneo, o estudo recente ta RSNA contou com apenas 22 participantes, sendo eles jovens e do sexo masculino, entre 18 e 29 anos. Metade deles foram instruídos a jogar 10 horas de jogos violentos por uma semana. Já na semana seguinte, eles deveriam parar de jogar, repentinamente. A outra metade foi instruída a jogar pelo período de duas semanas, mas sem jogos violentos.

No final dos testes, os resultados indicaram que, para o grupo dos jogos violentos, há uma atividade menor no lobo frontal da parte esquerda do cérebro em testes emocionais, assim como no córtex. "Esses resultados indicam que jogos violentos tem um efeito a longo prazo no funcionamento do cérebro", disse o Dr. Yang Wang, que faz parte do Departamento de Radiologia.

Enquanto isso, pais na Australia pedem para os profissionais da saúde incluir o vício aos games e Internet no quadro de doenças mentais, com o nome de "mau uso patológico da Internet" – fazendo com que mais especialistas sejam encorajados a realizar estudos sobre o assunto.

A questão traz diversos temas a serem abordados e, principalmente, nos trás de volta a ideia antiga de negatividade implicada aos jogos eletrônicos. Enquanto, assim como o cinema, os games se tornaram um produto de consumo em massa, a cada ano estudos ou aplicações a "doenças patológicas" podem também prejudicar este mercado.

De qualquer forma, os jogos violentos estão longe de serem extintos, uma vez que nenhum estudo, pesquisa ou argumento científico, até agora, provou de fato que eles oferecem uma ameaça às pessoas.

Com o foco em uma idéia contrária a estes estudos, o autor Gerard Jones lançou um livro bem completo sobre o assunto: "Brincando de Matar Monstros", que foi publicado no Brasil pela editora Conrad.

O livro aborda a influência das mídias na formação das crianças, levando em conta os games, televisão e brincadeiras de faz de conta e que supostamente são violentos. O livro é um convite para pais, professores e todos aqueles que se preocupam com as próximas gerações entenderem que determinadas formas de entretenimento podem ser benéficas ao desenvolvimento infantil.

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

KEPLER é um Planeta similar à Terra achado ao redor de estrela parecida com o Sol.

Astro pode conter água líquida em sua superfície.
Nasa anunciou novos dados da sonda Kepler nesta segunda-feira (5).

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (5) a descoberta do primeiro planeta com tamanho parecido com o da Terra e que gira ao redor de uma estrela parecida com o Sol. O planeta fica a 600 anos-luz de distância e foi detectado pela sonda Kepler, lançada em 2009 com o objetivo de descobrir novas "Terras" pelo espaço.

Outra característica do astro é que ele se encontra a uma distância da estrela que pode permitir o desenvolvimento de água líquida e atmosfera, condições ideais para o surgimento da vida como a conhecemos. Quando um planeta se encontra nessas condições, diz-se que ele está em uma "zona habitável" (em inglês também é comum o termo "goldilocks").

O planeta recebeu o nome de Kepler 22b. Sua descoberta será relatada na revista "The Astrophysical Journal", uma das principais publicações científicas sobre astronomia.

Em fevereiro, os astrônomos da Nasa haviam anunciado uma lista com 54 astros que poderiam ser habitáveis. Desses, apenas Kepler 22b foi confirmado como planeta. O astro possui um raio 2,4 vezes maior que o da Terra e gira ao redor de sua estrela em 290 dias. Os cientistas ainda não sabem dizer o planeta é rochoso ou gasoso.

Números da Kepler

O novo balanço da missão Kepler revelou a existência de 1.094 novos candidatos a planetas. Desses, 10 estariam na "zona habitável" das estrelas que orbitam. Observações futuras deverão confirmar se estes corpos são ou não planetas.

Atualmente, apenas 600 astros são confirmados como planetas pelos astrônomos. A sonda Kepler é, atualmente, a principal desvendadora de novos mundos. O instrumento vasculha as redondezas de 150 mil estrelas, todas localizadas em uma faixa no céu entre as constelações do Cisne e de Lira.

Para confirmar que Kepler 22b era mesmo um planeta, a sonda precisou verificar o sinal vindo daquela região pelo menos três vezes. A estrela que ela orbita é um pouco mais fria que o nosso Sol.

Desde o último balanço, em fevereiro, o número de candidatos a planetas cresceu 89% e agora chega a 2.326. Desses, 207 têm tamanho próximo ao da Terra, 680 são maiores que o nosso planeta e 1.181 são tão grandes quanto Netuno. A lista é completada por 203 astros com as mesmas dimensões que Júpiter e apenas 55 maiores que o maior astro do Sistema Solar (depois do Sol).

Fonte: G1

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PF prende acusados de falsificação de dinheiro. Quadrilha produzia o equivalente a 20% de todo o dinheiro falso apreendido no Brasil.

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (1º), no Ceará, seis pessoas ligadas a uma quadrilha acusada de falsificar dinheiro. A estimativa é de que o grupo produzisse, mensalmente, até R$ 300 mil mensais em notas falsas, quantia equivalente a 20% de todo o dinheiro falso apreendido no Brasil.

Segundo a PF, a quadrilha distribuía o dinheiro falso para todo o país. A Operação Mustache é fruto de dois meses de investigação, período durante o qual os policiais localizaram e monitoraram o local onde o grupo atuava, um armazém no bairro Antônio Bezerra, na capital do Estado, Fortaleza.

Além de cinco mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, a PF cumpriu cinco mandados de busca e apreensão. A sexta pessoa presa foi detida em flagrante durante a ação. Uma grande quantidade de notas falsas foi apreendida no local. Até o momento, a quantia já contabilizada ultrapassa os R$ 30 mil. Todo o maquinário existente no armazém passará por perícia. Também foi apreendido meio quilo de cocaína.

Os investigados vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, falsificação de dinheiro e de documento público, uso de documento falso e tráfico de drogas. As penas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.

Segundo o Banco Central, não há como estimar o volume de dinheiro falsificado que circula no país. Só este ano, o órgão já apreendeu 273.659 notas falsas, novas e antigas, identificadas quando estavam em uso. As cédulas apreendidas pela PF antes de chegarem às mãos dos atravessadores e cidadãos não entram nesse cálculo. O Ceará ocupa a décima posição na tabela das apreensões feitas pelo BC, ranking liderado por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O Banco Central destacou a importância de a população saber identificar e estar sempre atenta para os casos de falsificação. Na página do banco na internet é possível obter informações sobre as novas notas de R$ 50 e de R$ 100, lançadas em dezembro de 2010, e seus itens de segurança.

Fonte: UOL

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Crescimento da economia brasileira cria 19 milionários por dia, diz "Forbes".

O Brasil tem 137 mil milionários e cerca de 30 bilionários, diz reportagem.

Uma reportagem publicada no site da prestigiosa revista norte-americana de economia "Forbes" diz que o crescimento da economia brasileira "está criando 19 milionários por dia desde 2007". Isso acontece graças ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e das taxas de consumo, diz o texto.

A estatística dos 19 milionários novos por dia foi medida considerando toda a riqueza individual, incluindo investimentos, propriedade, poupança e outros patrimônios, além de dinheiro, a reportagem explica. Segundo a revista, a tendência deve se repetir ao menos pelos próximos três anos.

"O Brasil atualmente tem 137 mil milionários (de acordo com a lista de bilionários do mundo da 'Forbes' em 2011) e cerca de 30 bilionários, com 70% da riqueza do país concentrada em São Paulo e no Rio de Janeiro", diz.

A revista deixa, claro, entretanto, que são milionários nos termos da economia brasileira, o que equivale a pessoas com patrimônio equivalente a cerca de US$ 540 mil. "Indivíduos com patrimônio entre US$ 539 mil e US$ 2,7 milhões (R$ 1 milhão e R$ 5 milhões) formam o grupo de novos milionários", diz a "Forbes".

Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff aparece em 22º lugar na lista anual das pessoas mais poderosas do mundo divulgada no início do mês pela "Forbes". Entre as 70 personalidades do ranking, Dilma é a única brasileira.

Fonte: G1

domingo, 27 de novembro de 2011

PARACETAMOL - Estudo alerta para perigo de doses acima do recomendado.

Consumir uma dose um pouco acima da recomendada do analgésico paracetamol por um longo período de tempo - mesmo que apenas por uma questão de dias - pode causar graves danos à saúde, de acordo com pesquisadores britânicos.

Cientistas da Universidade de Edimburgo analisaram 161 casos do que chamaram de "overdose escalonada" durante um período de seis anos.

Notícias relacionadasBritânica morreu por overdose de remédios para gripe, conclui inquéritoAnalgésico pode aliviar sintoma de demência, conclui estudoFlórida cria lei para controlar uso abusivo de analgésicos
Tópicos relacionadosSaúde, Ciência e Tecnologia Os pesquisadores descobriram que muitas pessoas que usam os comprimidos contra dor não percebem quando tomam mais do que o permitido e não se dão conta dos danos causados pelo consumo excessivo do remédio ao fígado.

Segundo os pesquisadores, este problema geralmente também não é detectado pelos médicos no início, pois os exames de sangue não indicam níveis excessivos de paracetamol após a ingestão inicial superior à indicada.

O estudo, publicada na revista British Journal of Clinical Pharmacology, sugere que os efeitos para a saúde de overdoses escalonadas - mesmo que modestas - de paracetamol são mais graves do que uma única overdose com grande quantidades de comprimidos.

FígadoKenneth Simpson e sua equipe analisaram os registros médicos de 663 pacientes que foram encaminhados para a Unidade Escocesa de Transplante de Fígado, no hospital da Universidade de Edimburgo, devido a problemas do fígado induzidos por paracetamol.

Os 161 casos que tiveram a overdose escalonada tinham mais chances de desenvolver problemas no fígado e cérebro e de precisar de diálise ou ajuda para respirar. Eles também tinham mais chances de morrer devido a estas complicações.

"Eles não tomaram overdoses grandes e únicas, aquelas que ocorrem em um único momento, tomadas por pessoas que tentam cometer suicídio, mas no decorrer do tempo o dano se acumula e o efeito pode ser fatal", disse Simpson.


Para o professor Roger Knaggs, da Royal Pharmaceutical Society da Grã-Bretanha, o estudo indica que "se você tomar mais paracetamol do que o recomendado, você não vai melhorar o controle da dor, mas poderá prejudicar sua saúde".

"Se as pessoas estão sentindo dor e o paracetamol não ajuda, ao invés de pensar em aumentar a dose, eles devem consultar o farmacêutico para outro tipo de controle da dor ou consultar alguém que possa ajudar (a entender) a causa da dor", disse.

Fonte: BBC Brasil