quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Brasil é o terceiro em consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos

O Brasil ocupou o terceiro lugar no mercado mundial de cosméticos, perfumes e higiene pessoal em 2007. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o consumidor brasileiro gastou US$ 22,23 bilhões em produtos do setor no ano passado - 22,6% a mais do que em 2006. O país é responsável por 7,6% do consumo mundial desses produtos. O setor vem tendo um crescimento significativo há 12 anos, com uma taxa de elevação de 10,9%. Sem dúvida 2007 ante 2006 também mostrou números expressivos no crescimento no mercado mundial, nos colocando na terceira posição de mercado consumidor. Nós só perdemos para os EUA e Japão. Nós estamos muito mais na perspectiva de ultrapassar o Japão do que sermos ultrapassados por outros países nos próximos cinco anos, afirmou o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio. Ele explicou que esse crescimento ocorreu principalmente devido melhoria na renda da população, sobretudo nas classes mais baixas, tornando de uso cotidiano aquilo que era mercadoria de utilização esporádica dentro do setor de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos. O consumidor vem incorporando, cada vez mais, os hábitos de uso de produtos do nosso setor no seu dia-a-dia.O Brasil ocupa ainda o segundo lugar do mundo em consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos masculinos, com US$ 1,79 bilhões vendidos ao consumidor, 19,2% a mais do que em 2006. Cada vez mais, o homem vem se conscientizando de que os produtos de um modo geral trazem benefícios para a mulher e porque nós vamos ficar isolados e não incorporar nos nossos hábitos esses produtos, uma vez que ele pode tornar nossa pele mais saudável, hidratada e em melhores condições resistir as intempéries do dia-a-dia e da idade.' Em 2007, o país ocupou ainda o segundo lugar no consumo de produtos para higiene oral (US$ 2,21 bilhões, crescimento de 19 6% ante 2006), produtos para cabelos (US$ 6,05 bilhões, com elevação de 25,8%), perfumaria (US$ 3,69 bilhões, crescimento de 21,3%), desodorantes (US$ 2,15 bilhões, aumento de 26,8% com relação ao anterior). O consumo de protetores solares ocupa o terceiro lugar no mercado mundial, com US$ 57 bilhões em vendas em 2007, 31,2% a mais do que no ano anterior. De acordo com o presidente da Abihpec, as vendas tanto no mercado interno quanto para os países estrangeiros devem ser impulsionadas durante a 18ª Feira Internacional da Beleza Cosmética 2008, que será realizada 27 a 30 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. A expectativa da organização é a de que o evento receba cerca de 30 mil pessoas. A feira reúne 220 expositores, que representam mais de 400 marcas, e apresenta cerca de dois mil lançamentos. Nosso foco é o público com poder de decisão em negócios e para a indústria, com 100% das ações voltadas para os negócios, disse.

Fonte: Diário de Canoas