quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Omo, Coca-Cola e Nike vencem o prêmio Top of Mind

O sabão em pó Omo, o refrigerante Coca-Cola e a empresa de artigos esportivos Nike foram as marcas vencedoras do Top of Mind de 2009, pesquisa realizada pelo instituto Datafolha com 5.667 pessoas para apurar as empresas mais lembradas pelos consumidores. Neste ano, Omo e Coca-Cola empataram com 6% das citações, enquanto Nike obteve 3% - o que configurou um empate técnico entre as três. A pergunta feita pelo instituto era "qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?".

Na disputa por categoria, a Volkswagen foi a vencedora em "carro", com 33% das citações. Em "moto", a Honda liderou com 61%. Na categoria "combustível" a Petrobras venceu com 23% das respostas, enquanto a Pirelli teve a liderança na categoria "pneu", com 42%.

Na categoria "companhia aérea", a TAM liderou com 40% das lembranças. Entre as marcas de cartão de crédito, Visa foi a mais citada, com 39% das respostas. Na categoria "banco", o Banco do Brasil foi o vencedor com 34%. Em "poupança", 38% responderam "Caixa Econômica Federal". Em "seguros", houve empate entre Bradesco e Porto Seguro, com 7%.

Na disputa entre planos de saúde, a Unimed venceu com 31% das citações. Em "supermercado", Carrefour e Extra empataram com 6% das respostas. Na categoria "lojas de móveis e eletrodomésticos", Casas Bahia venceu com folga, com 29%. Em "loja de roupas", C&A foi a vencedora com 12%.

Na categoria "tinta de parede", a Suvinil venceu com 35% das respostas, enquanto Omo levou o prêmio em "sabão em pó", com 82%. Entre as empresas de ração animal, Pedigree teve 18% das respostas.

Entre os adoçantes, a vitória foi de Zero-Cal, com 37%. Nestlé foi a vencedora na categoria "biscoito", com 7% das citações e Skol, com 43%, levou na categoria "cerveja". Nestlé também foi a vitoriosa na categoria "chocolate".

Ainda entre empresas do ramo alimentício, Parmalat venceu na categoria "leite", com 14% e Helmann's foi a mais lembrada entre maioneses. Qualy levou entre as margarinas, com 23%, o Coca-Cola entre os refrigerantes, com 62%. Na categoria "sorvete", Kibon venceu com 59% das respostas e Gallo foi a vencedora entre azeites de oliva.

Entre aparelhos de TV, Philips foi a mais lembrada por 19% e Arno levou o prêmio entre aspiradores de pó. Já na categoria "computador e acessório", LG foi a vencedora com 9% das respostas. Dako venceu entre as fabricantes de fogão, com 25%, e Consul levou na categoria "geladeira", com 41%.

Na categoria "liquidificador", Arno venceu com 44% das respostas e Brastemp foi a mais lembrada entre as fabricantes de máquinas de lavar, com 37%.

A Nokia levou o prêmio entre as fabricantes de celular, com 40%, e a Vivo foi a operadora de celular mais lembrada por 28% dos entrevistados.

Rexona, com 35% das respostas, venceu a categoria "desodorante" e Seda levou a categoria "xampu", com 36%. Entre as marcas de sabonete, a mais lembrada foi Lux, com 41%, e Colgate foi a vencedora entre pasta de dente, com 47%.