sábado, 28 de novembro de 2009

Observe a distância ideal para o tamanho da tela de TV


Atualizada em Janeiro de 2012. Ao comprar um televisor, você pode ficar tentado a escolher o maior tamanho de tela possível. Mas é preciso levar em conta as dimensões do ambiente onde o aparelho será instalado.

Para quartos pequenos, televisores abaixo de 30 polegadas costumam ser uma boa pedida. Já numa sala de estar mais ampla, onde a TV será vista pela família inteira, pode ser interessante investir em algo maior.

Sentar perto demais da TV, além de criar o risco de fadiga visual, pode evidenciar defeitos da imagem. Por outro lado, ficar muito longe da tela prejudica a sensação de imersão.

É possível chegar à distância ideal por meio de um cálculo simples. Basta pegar a medida do aparelho em centímetros e multiplicar por 2,5. Por exemplo: para uma tela de 42 polegadas (107 cm), a distância ideal da tela deve ser de 2,67 m.

De acordo com o tamanho da tela, há valores de distância mínimos e máximos recomendados entre o telespectador e a TV. Observe a tabela abaixo, fazendo a relação entre o tamanho da tela em polegadas e distância em metros:

TV de 26" => Distância mínima 1m, máxima 2m;
TV de 30" => Distância mínima 1,1m, máxima 2,3m;
TV de 34" => Distância mínima 1,3m, máxima 2,6m;
TV de 42" => Distância mínima 1,6m, máxima 3,2m;
TV de 47" => Distância mínima 1,8m, máxima 3,6m;
TV de 50" => Distância mínima 1,9m, máxima 3,8m;
TV de 55" => Distância mínima 2,1m, máxima 3,9m;
TV de 60" => Distância mínima 2,3m, máxima 4,6m;
TV de 65" => Distância mínima 2,6m, máxima 4,9m;


Um estudo da Universidade de Osaka publicado em 2007 concluiu que a fadiga visual costuma ocorrer quando o telespectador se encontra a uma distância da TV de três a quatro vezes a altura da tela.

"Esses resultados indicam que a distância de visualização para dar menos fadiga visual e um maior sentimento de envolvimento está entre as duas distâncias [a máxima e a mínima recomendada]", concluem os pesquisadores no resumo do estudo, realizado em parceria com a Matsushita.

- Certifique-se ainda, antes de comprar sua TV, de que há espaço suficiente no móvel onde ela será instalada.
- Observe as medidas completas do aparelho. É importante que haja alguns centímetros extras ao redor dela, para que o aparelho seja suficientemente ventilado.
- Em alguns casos, é recomendável comprar um móvel novo para acomodar a sua nova televisão.
- Estantes especializadas contam com compartimentos para abrigar acessórios como aparelhos de TV a cabo e tocadores de DVD.

Qualidade da Origem da Imagem
Outro fator decisivo na hora de comprar uma TV deve ser a sua finalidade e qual será a origem da imagem que estará sendo projetada nela. Hoje, são poucos os formatos existentes no mercado brasileiro que provêm uma imagem a 1080p. DVD Players não irão lhe dar nada melhor que 480p (mesmo que você utilize upscalling o resultado nem sempre é melhor). Então, esse mundo de Full HD é quase que restrito à alguns jogos de Xbox 360 ou PS3.

Nem mesmo com a chegada da TV digital no Brasil mudou isto. O formato transmitido é o de 720p ou 1080i(540 linhas acesas de cada vez). Filmes e séries, apenas se você tiver Bluray e mesmo assim limitados a meia dúzia de títulos importados dos EUA.

Conclusão
Sendo assim, se você está prestes a comprar uma TV dessas, pense bem qual será sua finalidade (TV/Filmes ou Jogos) e qual será a distância em que você se encontrará da tela. Isso poderá te ajudar a salvar alguns trocados.

Novas mídias e formatos podem surgir, é claro. Mas quando nos referimos à distância da tela, você está limitado à capacidade do olho humano.

Matemática
Para calcular você mesmo a distância ideal para a TV (LED, Plasma ou LCD) que você está comprando, a matemática é simples. No caso de TVs Full HD elas devem ficar entre 1,6 e 2,4 vezes o tamanho diagonal da tela.
Exemplo: Uma TV de 42 polegadas tem aproximadamente 105 cm de tamanho diagonal (considerando 1 polegada = 2,5 cm). No caso de TVs de 720p de resolução a distância ideal varia entre 2,4 e 3,5 vezes o tamanho da tela.

Leia mais sobre a pesquisa, em inglês, em bit.ly/distfad