domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cresce presença de empresas brasileiras em ranking de marcas mais valiosas.

As três empresas brasileiras mais bem classificadas são o Bradesco, o Banco do Brasil e a Petrobras. Mundialmente, Walmart, Google e Coca-Cola lideram o ranking. Oito bancos brasileiros estão na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo.

O relatório da Brand Finance, consultoria independente especializado na avaliação de marcas, é produzido com base em um levantamento financeiro sobre as empresas e em questionários com clientes e especialistas em medir a força de marcas.

"A região sul-americana registrou o mais alto crescimento do valor de suas marcas, crescendo 84% (desde o ano passado). Isso é um reflexo do desempenho sólido na região, particularmente do mercado bancário brasileiro, diz a Brand Finance.

Entre as 15 empresas brasileiras que entraram no ranking das 500 mais, oito são do setor bancário, três de telefonia e duas de extrativismo mineral. Gerdau e Bovespa completam a lista.

O Bradesco, que na lista de 2009 aparecia na 75ª posição, saltou para o 42º lugar geral, sendo a 9ª marca de banco mais valiosa do mundo. Segundo a Brand Finance, a instituição é avaliada em US$ 13,3 bilhões, quase o dobro da avaliação do ano passado. Com 3,5 milhões de clientes, o banco brasileiro é também a marca mais importante da América Latina.

O Banco do Brasil, por sua vez, mais do que dobrou o valor de sua marca nos últimos doze meses, chegando a US$ 6,7 bilhões, enquanto a Petrobras é avaliada em US$ 5,6 bilhões.

Na lista mundial de marcas de todos os setores, as empresas dos Estados Unidos dominam: as seis marcas mais valiosas do mundo são americanas, sendo elas Walmart, Google, Coca-Cola, IBM, Microsoft e GE. Esse é o segundo ano seguido que a rede de supermercados lidera a lista, enquanto que o Google saltou da 5ª para a 2ª posição desde o ano passado.

# As marcas brasileiras mais valiosas #

1. Bradesco - US$ 13,3 bi
2. Banco do Brasil - US$ 6,7 bi
3. Petrobras - US$ 5,6 bi
4. Oi - US$ 4,3 bi
5. Vivo - US$ 2,2 bi

# As marcas mais valiosas do mundo #

1. Wal Mart - US$ 41,4 bi
2. Google - US$ 36,2 bi
3. Coca-Cola - US$ 34,8 bi
4. IBM - US$ 33,7 bi
5. Microsoft - US$ 33,6 bi