quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Justiça do ES suspende aumento de IPI de importadora de carro chinês.

Empresa que representa montadora em Vitória foi beneficiada.
Na última semana, o governo anunciou aumento de 30% no IPI.

A Justiça Federal do Espírito Santo concedeu liminar suspendendo cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a Venko Motors do Brasil, uma empresa de importação e exportação de veículos, responsável pela comercialização de carros da mondadora chinesa Cherry no estado. Esta é a primeira decisão acerca do aumento do imposto no Espírito Santo. Na sexta-feira (16), o governo anunciou um aumento de 30% no IPI sobre automóveis importados.

Segundo a Justiça Federal, a liminar concedida determina que, no prazo de 90 dias, a empresa não sofra a cobrança do aumento estipulado pelo governo. De acordo, com a liminar, a mondadora sofreu um aumento na alíquota de 13% para 43%. Qualquer empresa que se sentir prejudicada pode entrar na Justiça com o pedido de suspensão da cobrança do imposto.

A medida do governo sobre o aumento do imposto valerá até o final do ano que vem e pode gerar um aumento de até 28% nos preços finais dos veículos não produzidos no Brasil, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega

Fonte: G1