sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os carros mais roubados no Brasil até Outubro de 2011.

O VW Gol ocupa o topo da lista dos carros mais roubados ou furtados no país em 2011, seguido pelo vice-líder do mercado, o Fiat Uno. No top 10, Volkswagen, Fiat e Chevrolet empatam com 3 carros listados cada. A Ford aparece na lista com o compacto Fiesta.

O levantamento foi feito pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSEG). De acordo com a pesquisa feita pela entidade, foram registrados 215.040 casos de roubo ou furto no Brasil no período de janeiro a outubro. Segundo o estudo da CNSEG, a maioria dos casos envolve carros populares.

Entre os carros que aparecem na lista, dois modelos há muito fora de produção se destacam: Volkswagen Fusca e Chevrolet Monza. Confira a seguir os carros mais visados e o número de unidades roubadas ou furtadas, no período de janeiro a outubro:

1º - VW Gol - 35.636
2º - Fiat Uno - 16.978
3º - Fiat Palio - 13.906
4º - Chevrolet Corsa - 9.144
5º - Chevrolet Celta - 7.382
6º - Ford Fiesta - 5.353
7º - VW Parati - 4.695
8º - VW Fusca - 4.608
9º - Chevrolet Monza - 4.483
10º -Fiat Siena - 3.870

"O ranking muda constantemente, porque a procura de peças varia de tempos em tempos. Há alguns anos, as picapes eram bastante visadas. Atualmente os bicombustíveis são bem mais roubados", diz Goldman. O Golf, por exemplo, que até três anos atrás era o dono do posto de mais roubado, hoje não aparece nem entre os dez mais.

AGENDA DO LADRÃO
O dia preferido dos ladrões é a quarta-feira, com 16% dos roubos, segundo números da SulAmérica, enquanto o domingo é o dia de menor índice, com 12%. Já o horário mais perigoso é entre 18h e 22h, com 41% das ocorrências. O período entre 0h e 6h fica só com 11% dos roubos.

Independentemente do estado em que você mora ou do modelo que possui, nunca é demais usar a velha e boa cautela para proteger seu veículo. Mas o delegado Eduardo de Oliveira ressalta um ponto fundamental, que diz respeito à responsabilidade de todos com a diminuição desses índices: "É sempre importante lembrar que quem compra peças roubadas ajuda a alimentar essa indústria de roubos. Quem pensa estar levando vantagem hoje pode tomar prejuízo amanhã".


Fontes: Motor Dream e Quatro Rodas