quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Desemprego no BRASIL é o menor desde 1998

A taxa de desemprego total nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pela Fundação Seade/Dieese diminuiu de 14,1%, em setembro, para 13,4%. Essa é a menor taxa para o mês de outubro desde 1998, segundo dados divulgados nesta quarta-feira. Os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego foram divulgados nesta quarta-feira.

Na maioria das regiões pesquisadas houve recuo na taxa de desemprego. As exceções são para o Distrito Federal, onde o índice se manteve estável, e em Salvador, que teve aumento.

O contingente de desempregados foi estimado em 2.698 mil pessoas, 141 mil a menos do que no mês anterior.

O destaque da pesquisa fica para a região metropolitana de São Paulo, que apresentou a menor taxa de desemprego para o mês de outubro desde 1992. O índice passou de 13,5% em setembro para 12,5% em outubro.

O número de desempregados foi estimado em 1.317 mil pessoas, 108 mil a menos do que no mês anterior. Esse movimento resultou da criação de 87 mil ocupações e da saída de 21 mil pessoas do mercado de trabalho, segundo a pesquisa Seade/Dieese.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego é feita nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal.

Já na vizinha Argentina...
Acontece a menor geração de empregos, que está contribuindo para o incremento da pobreza, que atualmente registra níveis quase iguais aos da histórica crise de 2001. Em 2001, o país registrou 11,8 milhões de pobres e agora, segundo dados de três consultorias privadas, a pobreza atinge 11,5 milhões de argentinos entre os cerca de 40 milhões de habitantes do país.

Após a forte queda nos índices de pobreza a partir de 2003, o número de pobres subiu entre o ano passado e este ano, devido à alta da inflação. Mas agora o problema é a falta de criação de postos de trabalho e a perspectiva de que a situação possa se agravar no ano que vem.