segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Carros de Difícil Revenda

A Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (Assovesp) tem uma medida de quais automóveis são campeões de baixa procura. A pesquisa foi feita por amostragem levando em conta as 10.500 Revendas Independentes no Estado de São Paulo e o tamanho da frota circulante em 2008.

Os carros importados ocupam o topo da lista, depois deles, estão o Marea, da Fiat, os carros da marca Ford, os carros franceses e o Tempra, também da Fiat.

Os veículos que saíram de linha vêm logo a seguir. Depois deles, o Ford Fiesta, o Gol 1.0 16V, da Volswagen, os carros da marca Peugeot e o Renault Scenic completam o ranking dos menos procurados.

E como o tempo em que o carro fica parado em uma loja de usados não está ligado diretamente a preços ou qualidade, mas também ao custo da manutenção. A Oficina Brasil é uma publicação voltada ao setor de reparação, que mede, anualmente, o Índice de Recomendação das Oficinas.

Importados: O importado é um "abacaxi" quando apresenta uma engenharia muito complexa somada ao difícil acesso a peças e a informações técnicas, falou Cássio Hervé, diretor do Oficina Brasil.

Fora de linha: Embora as montadoras sejam obrigadas por lei a manter as peças por, pelo menos, dez anos depois que o veículo sai de linha, nem sempre isso é respeitado, falou Hervé.

Carros descontinuados:
- A Fiat tem dois de seus modelos em baixa: o Tempra, fabricado até 1998, e o Marea, produzido até o ano passado. O primeiro tem, segundo os mecânicos, motor avançado, mas de difícil reparo. Já o Tempra, que inovou com o primeiro motor 16V, sofre com problemas de suspensão causados pela fragilidade do projeto, de acordo com os reparadores.

- A Ford: o Fiesta é o único que aparece na lista da Assovesp. Segundo os mecânicos, a explicação se deve à dificuldade de mexer no motor Endura, que foi substituído pelo Zetec Rocam, em 1999. Isso porque, segundo eles, o primeiro motor exigia retífica com pouco tempo de uso.

- Carros franceses: O Renault Scènic, por exemplo, aparece na lista da Assovesp e é criticado pelos mecânicos por causa da suspensão e da fixação do motor.

* Na contramão, alguns usados são tão concorridos que, antes mesmo de estacionar, já estão vendidos. Segundo a Assovesp, exemplo disso são os Chevrolet Captiva e Corsa e o Volkswagen Gol 1.0 8V, desde que não sejam brancos (cor comum nos táxis e em veículos de frota).