sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Estudo mostra influência das cores Vermelho e Azul sobre as pessoas

Se um novo estudo servir como base, a cor vermelha pode fazer com que as pessoas sejam mais eficientes e o azul as tornam mais criativas.

No estudo, publicado no website do jornal Science, pesquisadores da Universidade de British Columbia conduziram testes com 600 pessoas para determinar se a performance cognitiva varia quando a pessoa é exposta ao vermelho ou azul. Os participantes realizaram tarefas com palavras ou imagens colocadas contra vermelho, azul ou uma cor neutra em telas de computador.

Grupos vermelhos se saíram melhor em testes de memória e atenção a detalhes, como para lembrar de palavras ou verificar a ortografia e pontuação. Grupos azuis se saíram melhor em testes que exigiam imaginação, como inventar usos criativos para um tijolo ou criar brinquedos a partir de formas.

"Se quer melhorar a memória como na habilidade de correção, então a cor vermelha deve ser usada", disse Juliet Zhu, professora assistente de marketing na escola de negócios da Universidade de British Columbia, que conduziu o estudo com Ravi Mehta, um estudante de doutorado. Mas para "a sessão de brainstorming para um novo produto ou para inventar soluções para combater a obesidade infantil ou o fumo entre adolescentes", afirmou Zhu, "então você tem que colocar as pessoas em um quarto azul".

Os especialistas dizem que as cores influenciam a performance cognitiva por causa do humor que geram.

Muitas pessoas ligam o vermelho a situações problemáticas, como emergências ou correções em provas, afirmam os especialistas. Tais "associações ao vermelho (pare, fogo, alarme) podem ativar o sistema de alerta da pessoa e influenciar na forma como ela pensa ou faz algo", disse John A. Bargh, professor de psicologia da Universidade de Yale. "O azul parece ter um efeito mais fraco do que o vermelho, céu azul, água azul são calmos e positivos".

Ainda assim, prevenidos por Norbert Schwarz, professor de psicologia da Universidade de Michigan, o efeito das cores pode ser inconfiável ou inconsequente. "Em alguns contextos o vermelho é uma coisa perigosa e em outros é algo bom", ele disse. "Se você está atravessando um rio congelado, o azul é que representa perigo".

Também pode importar se a cor domina a visão da pessoa, como em uma tela de computador, ou se é apenas parte do que ela vê. Elliot disse isso no estudo publicado no Science, o brilho ou a intensidade da cor (não apenas a cor) podem ter um efeito sobre os resultados.