domingo, 5 de julho de 2009

Anatel prepara ação contra comércio ilegal de celulares

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) prepara uma ação nacional de fiscalização contra o comércio ilegal de telefones celulares. A agência disse não ter dados sobre o número de celulares com função de TV analógica vendidos ilegalmente no país.

Pelos registros da Anatel, o número de celulares em funcionamento no Brasil chegou a 157,5 milhões no final de maio. A agência não informa quantos deles têm função de TV digital. Tradicionalmente, as indústrias convivem com uma presença de produtos contrabandeados que representa de 2% a 3% do mercado.

Os 100 mil celulares contrabandeados, com função de TV analógica, que teriam sido vendidos na cidade de São Paulo nos últimos dois meses do ano passado, representam 4,5% do total de aparelhos vendidos no Estado nesse período.

De acordo com Allen Nogee, analista da consultoria In-Stat, os aparelhos chineses são mais baratos devido aos baixos custos de produção e do material. "Lá, as pessoas trocam de telefone muito rapidamente; então eles não precisam durar muito."

A televisão digital foi inaugurada no Brasil em dezembro de 2007. Os primeiros celulares fabricados no país aptos a receber a programação da TV digital chegaram ao mercado em março do ano passado.

Até o momento, a Anatel autorizou oito modelos de celular com função de TV digital: três da Samsung, dois da LG e três da Semp Toshiba, mas apenas quatro já estão no mercado. As empresas não informam as vendas dos terminais, mas avaliam a aceitação do produto positivamente. As três fabricantes já anunciaram lançamento, no segundo semestre, de mais aparelhos com esse recurso.