terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como entrar e fazer parte do "Facebook"?

O Facebook é uma rede social, como o Orkut, que vem crescendo de forma surpreendente nos últimos meses: de acordo com notícia publicada recentemente, a segunda semana de março foi marcada pela superação do Google pelo Facebook como destino mais procurado pelos internautas americanos. Está certo que aqui no Brasil – até por causa da força do Orkut e talvez também pela mania do Twitter – o negócio anda mais devagar. De qualquer forma, já tem muita gente – provavelmente seus amigos, colegas de trabalho, filhos – que começou a explorar esta nova rede.

Se você já é iniciado, pode pular direto lá para a página da Zero Hora, curtir nossa página e começar a opinar sobre matérias e sobre o jornal. Sugiro também que vê confira a página especial da série de reportagens 52 Histórias que não acabaram, onde estão sendo postados todos os textos publicados até agora e o repórter Nilson Mariano responde aos leitores. Ah, vale também aderir à campanha contra o crack: o Grupo RBS vai relançar a iniciativa na próxima terça-feira, mas você já pode desde agora manifestar seu apoio lá no Facebook. Se quiser saber um pouquinho de tudo que está rolando nos veículos e sites do Grupo RBS, vale “curtir” a página do clicRBS.

Se está começando agora, vamos ao passo a passo! Nosso objetivo aqui é ensinar como entrar na rede, adicionar amigos e “curtir” – esta ação antes era chamada de “virar um fã”, e é mais ou menos como aderir a uma comunidade no Orkut – páginas de pessoas, empresas, filmes… Para mais detalhes, sugiro dar uma olhadinha neste blog. Vamos lá?

O primeiro passo é abrir o endereço www.facebook.com. Como é preciso criar uma conta, será necessário preencher os dados na área de “Sign up” e clicar no botão verde. Das próximas vezes que entrar, é só colocar endereço de e-mail e senha no topo da página e clicar em “Login”:

Aí você terá que digitar aquelas letrinhas difíceis de entender:

O Facebook vai sugerir alguns amigos. Você clica em “Add friend” para aqueles que desejar ter em sua rede.

Mas você também pode pular esta parte, clicando em “Skip” no canto inferior da página.

O Facebook também pode sugerir que você procure amigos a partir dos contatos do seu endereço de e-mail.

Após esta etapa, você deverá escolher uma foto para o seu perfil, que pode até mesmo ser feita na hora com a sua webcam.

Ainda há muitos formulários para preencher e deixar com a sua cara. O Facebook mesmo vai apontando alguns caminhos para a elaboração do perfil.

Agora começa a diversão: suas atualizações podem aparecer para todos os seus amigos, conforme a configuração de privacidade que você decidir usar.

No campo de busca que fica ao lado do logotipo do site, é possível encontrar amigos, marcas e quem mais estiver no site.

Geralmente as empresas têm páginas, em que é possível interagir bastante com o público. Você pode fazer a busca ou entrar diretamente nas páginas do Grupo RBS que já estão no Facebook:

www.facebook.com/zerohora
www.facebook.com/52historias
www.facebook.com/clicRBS
www.facebook.com/donnazh

Ao abrir a página, você vai perceber um botãozinho ao lado do nome. Dependendo do idioma em que está configurado seu perfil, estará escrito “Like” ou “Curtir”.

O que acontece quando você curte uma página? Sempre que uma nova atualização for postada, ela vai aparecer no “Mural” da sua página inicial do Facebook, ou seja, não será mais necessário que você volte a visitá-la para saber das novidades.

Sem sair do seu perfil, você poderá conferir comentários e também deixar sua opinião sobre o conteúdo.

Vai lá, boa sorte!