sábado, 11 de dezembro de 2010

Como evitar problemas nas compras on-line?

As compras de Natal feitas pela internet devem crescer cerca de 40% neste ano, atingindo R$ 2,2 bilhões, de acordo com dados da consultoria e-bit. No ano passado, o faturamento no período foi de R$ 1,6 bilhão.

De acordo com os dados, as categorias de presentes mais procuradas devem ser livros, eletrônicos, informática e eletrodomésticos. Para o público feminino, a e-bit estima que a maior parte das vendas sejam destinadas ao segmento de cosméticos e beleza.

Veja algumas dicas de especialistas para evitar problemas nas compras on-line:

- utilize apenas o seu computador, atualize o antivírus e não faça compras em lan house.
- não clique em mensagens encaminhadas por e-mail por estranhos, eles podem ter programas espiões.
- evite propagandas que prometem levá-lo ao site, prefira digitar o endereço na barra quando quiser visitar uma página.
- prefira as lojas grandes e conhecidas ou aquelas indicadas por amigos.
- busque no site as informações do endereço físico da loja e dos telefones. Toda loja, mesmo que tenha contato online, deve ter um telefone para atendimento ao cliente.
- verifique no site se há informação sobre troca do produto e devolução.
- leia as informações sobre a política de privacidade da empresa.
- desconfie de lojas que não aceitam cartão de crédito e pedem depósitos.
- cuidado com preços muito baixos, os produtos podem ser falsificados ou a empresa pode estar sonegando impostos.
- fique atento aos prazos de entrega e valor de frete.
- arquive ou imprima o pedido feito, a confirmação da loja e eventual e-mail que a loja enviar confirmando a encomenda.
- prefira sempre comprar com cartão de crédito, pois este meio de pagamento permite que o cliente evite o desconto quando recebe a fatura.
- fique atento ao símbolo do cadeado do certificado digital no canto inferior direito da tela. Ele significa que as informações trocadas entre o seu computador e aquele site estão seguras.

Fonte: Folha