domingo, 28 de junho de 2009

CONFIRMADA a 1ª morte por gripe suína no Brasil.

A vítima fatal esteve na Argentina por sete dias.

O ministro da Saúde confirmou a primeira morte causada pela gripe suína no Brasil. Segundo José Gomes Temporão, a vítima foi um gaúcho de 29 anos que foi infectado pelo vírus na Argentina e que faleceu na manhã deste domingo. O ministro afirmou também que foram confirmados mais 36 casos da doença. O número de pessoas infectadas no País sobe, então, para 627 pessoas. Os números referem-se a informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde até as 14h deste domingo.

A vítima fatal esteve na Argentina por sete dias. Os sintomas começaram dia 15 de junho, ainda durante a estadia. No dia 19, voltou ao Brasil e foi internado em hospital de referencia em 20 de junho, onde teve o diagnostico positivo, com confirmação laboratorial de influenza A (H1N1).

No dia 23, o paciente teve piora do quadro respiratório, que evoluiu para insuficiência respiratória. Mesmo devidamente assitido com todos os cuidados intensivos, o paciente morreu hoje pela manhã.

"Além da morte anunciada hoje, o Ministério da Saúde acompanha mais um caso de um paciente que inspira cuidados", disse o ministro. Segundo o secretário de Vigilância na Saúde, Gerson Penna, se trata da moradora de São Gabriel (RS) de 14 anos que está internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria.

O Ministério da Saúde informou os casos confirmados ocorreram nos Estados de São Paulo (14), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (5), Distrito Federal (5), Pernambuco (3), Goiás (2) e Tocantins (1). Esse número inclui os casos informados ao ministério pelos três laboratórios de referência para diagnostico da influenza - Fundação Oswaldo Cruz (RJ), Instituto Evandro Chagas (PA) e Instituto Adolfo Lutz (SP) - e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Até 25 de junho, o Ministério da Saúde acompanhava 477 casos suspeitos no País. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 782 casos foram descartados.

Arquivos do blog