domingo, 27 de dezembro de 2009

iPhone foi o celular mais vendido dos EUA em 2009

O iPhone ocupa o primeiro lugar na lista de celulares mais vendidos nos Estados Unidos em 2009. De acordo com pesquisa da consultoria Nielsen, feita de janeiro a outubro deste ano, as vendas dos dois modelos do aparelho da Apple, 3G e 3GS, ficaram com 4% das vendas de dispositivos móveis.

Segundo o estudo, a fabricante com maior fatia de mercado é a LG (6,4%), seguida de perto pela RIM (Research in Motion), produtora do BlackBerry, com 6,3%. No entanto, ambas as empresas possuem múltiplos aparelhos à venda, enquanto Apple possui apenas dois.

Na lista, parecem ainda modelos da Motorola (RAZR V3, em terceiro lugar, com 2,3%) e da Samsung (SPH-M540, em sexto lugar, com 1,5%).

De acordo como o site CNET, a pesquisa mostra um mercado bastante fragmentado. Os dez telefones mais vendidos representam apenas cerca de 20% do total de aparelhos.

Nesta temporada de festas, os telefones celulares estão rapidamente se tornando os melhores assistentes de Papai Noel. Poderosos aplicativos para aparelhos como o iPhone da Apple estão tornando mais fácil, para os consumidores em busca de pechinchas, descobrir que lojas oferecem os melhores preços para um televisor HDTV ou um par de sapatos, e usar essa informação para pechinchar na hora de pagar pela compra.

Um em cada cinco consumidores disse que pretende usar seu celular para compras de festas, de acordo com uma pesquisa anual da auditoria e consultoria Deloitte. Deles, 45% afirmaram que usariam seus celulares para pesquisar preços, 32% que os usariam para encontrar cupons de descontos ou ler resenhas e 25% que fariam compras usando o celular.