sábado, 12 de dezembro de 2009

Onde e como comprar um celular Made in China?

Se você está lendo este artigo é porque já está pensando em comprar um aparelho fabricado na China. Mas como é possível que os celulares e outros aparelhos “alternativos” oferecerem uma tecnologia aparentemente mais desenvolvida e, mesmo com nomes que nitidamente dão margem para ações de plágio, não sejam punidos por isso?

Na China existem muitas industrias de alta tecnologia que produzem equipamentos eletrônicos sem marca, e isto permite que empresas do mundo todo comprem estes celulares e adicionem suas marcas.

A China é hoje um dos países que tem maior participação mundial na fabricação de produtos. Para se ter uma idéia, segundo dados da TDC Trade, o país é responsável por 75% dos relógios, 50% das câmeras digitais, 42% dos monitores e 35% dos celulares fabricados no mundo. E isso inclui os produtos originais que você tem na sua casa. Tudo isso porque as grandes empresas, como a Apple, IBM, Motorola, LG e qualquer outra grande que você imaginar, terceirizam a fabricação de componentes e, muitas vezes, de uma linha de produção inteira, para subsidiárias chinesas.

Vale a pena comprar um produto chinês? Celular com dois chips, televisão, rádio, mp3 player, câmera fotográfica, webcam, pendrive, filmadora... E tudo isso por um preço, em geral, bem abaixo do mercado nacional.

Mas antes de comprar um genérico analise a sua necessidade. Não pense apenas no preço ou no número de funções. Pense também em outros fatores como o menor tempo de garantia e falta de assistência técnica. Se você está comprando um aparelho para durar um bom tempo, talvez não seja uma boa escolha. Agora se você está comprando um, pensando em trocar pelo modelo mais novo daqui a aproximadamente um ano, por que não considerar algo do gênero!

De qualquer forma se você for adquirir um produto genérico, atente para alguns detalhes importantes antes da compra: Verifique quais são e como funcionam os prazos de garantia e entrega, converse com outras pessoas que tenham adquirido um produto similar, procure a avaliação das empresas que você está pensando em comprar na internet, imprima todas as telas (print screen), guarde todas as informações digitalizadas e de preferência, compre no cartão de crédito se tive a possibilidade, pois, é mais seguro.

Seguem abaixo, algumas empresas avaliadas até dia 12 de Dezembro de 2009 pelo site: www.reclameaqui.com.br

1º MERCADO LIVRE = www.mercadolivre.com.br
- 8.788 RECLAMAÇÕES (site não recomendado)

2º COMPREDACHINA - FENIX DO ORIENTE = www.compredachina.com
- 3.033 RECLAMAÇÕES

3º FATOR DIGITAL – DIGIFACTOR = www.FatorDigital.net
- 1.764 RECLAMAÇÕES

4º COMPREBARATODACHINA – PAGSEGURO = www.comprebaratodachina.com.br
- 836 RECLAMAÇÕES

5º MPX SHOP = www.mpxshop.com.br
- 302 RECLAMAÇÕES (site não recomendado)

6º MPOFERTA = www.mpoferta.com
- 165 RECLAMAÇÕES

7º MPTUDO = www.mptudo.com
- 124 RECLAMAÇÕES

8º MERCADO DA CHINA - http://www.mercadodachina.com.br
- 23 RECLAMAÇÕES (site não recomendado)

9º ASIATRONICS = www.AsiaTronic.com
- 19 RECLAMAÇÕES (sem índice para avaliação)

10º LOJA 4TECH = www.nhf.com.br
- 3 RECLAMAÇÕES (sem índice para avaliação)

É claro que quanto maior for o número de acessos, mais tempo a empresa estiver no mercado e com maior número de compras, maior será o número de reclamações! É primordial dar uma olhada mais detalhada nas reclamações que são feitas e ver o índice de soluções resolvidas.