quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como deixar o seu celular mais seguro?

Existem algumas maneiras de deixar o seu telefone mais seguro, garantindo assim que quem quer que tenha pego o seu telefone não irá usá-lo.

Em um primeiro momento, isto até parece algo bobo e você pode pensar "De que me adianta saber que a pessoa não usará o meu telefone se o que eu queria mesmo era ainda estar com ele? "

Acredito que nos dias de hoje saber que ninguém usará o seu telefone é fundamental e não digo nem pelo fato dos gastos que o ladrão pode realizar em sua conta telefônica, mas em tempos de e-mail e redes sociais, o larápio terá acesso à toda sua vida virtual como facebook, twitter e afins.

Por esta ótica, é imprescindível ter o seu telefone seguro, e garantido que apenas você poderá usá-lo. Abaixo discorro algumas maneiras de garantir isto.

1 - Travamento pelo PIN
O PIN é uma senha de 4 números que realiza o bloqueio do seu chip. Com esta senha, caso você seja roubado, ninguém conseguirá utilizar seu chip para realizar chamadas. O PIN funciona da seguinte maneira:

Toda vez que qualquer aparelho celular for ligado com o seu chip e o PIN estiver ativado, a senha de 4 número será requisitada. O usuário possui apenas 3 tentativas para acertar o PIN. Caso o PIN esteja incorreto após 3 tentativas, o chip fica travado e só pode ser desbloqueado caso o usuário digite o PUK. O PUK é um código maior, de aproximadamente 7 números que vem na cartela do seu chip. Ou seja, se o ladrão roubou seu celular e errou o seu PIN 3 vezes, BABAU, perdeu!!!

Todo chip já vem com um número de PIN padrão, em geral determinado pela operadora. Todos os telefones possuem uma opção de menu para que você possa mudar o PIN para uma senha pessoal. Temos os seguintes PINs, por operadora:

Vivo: 8486
Claro: 3636
TIM: 1010
OI: 8888

Vantagem: O PIN garante que ninguém utilizará o seu chip para realizar chamadas, tornando o mesmo completamente inútil.

Desvantagens: Os smartphones de hoje em dia permitem que o celular seja utilizado mesmo que sem o chip. Assim, mesmo que o ladrão roube o seu celular e não possa utilizar o chip, ele através de uma rede Wi-Fi terá acesso à toda sua vida virtual.

A outra desvantagem do PIN, na ótica do roubo, é que caso o ladrão coloque qualquer outro chip no seu telefone, ele poderá utilizá-lo, acessando todos os dados nele inseridos.

2 - Bloqueio do Telefone
A grande maioria dos telefones possui, além do PIN, uma forma de bloqueio do próprio aparelho. Não existe um padrão de bloqueio, cada "família" de telefone possui um tipo de bloqueio, mas o importante é que este tipo garante que, não possuindo a senha do mesmo, o telefone será completamente inutilizado.

Dois exemplos clássicos destes bloqueios são o do iPhone e do Android. O bloqueio do iPhone é feito por um código numérico, enquanto que no Android, o bloqueio pode ser feito por um código numérico, um código alfanumérico e ainda por forma de um desenho.

O problema deste tipo de bloqueio, é que embora seja muito seguro, chega a ser um pouco irritante. Digo isso, pois toda vez que você desligar a tela do seu telefone, o mesmo fica bloqueado. Assim, toda vez que você ligar a tela novamente, o código de desbloqueio será requisitado.

Conheço muita gente que não gosta de utilizar este tipo de bloqueio por achar irritante ter que digitar, ou desenhar, o código toda vez que for utilizar o telefone. É importante saber neste caso, que a segurança de saber que em caso de roubo, seus dados estarão guardados, vale a chatice de ter que sempre digitar o código.

Para quem acha que não vale a chatice, no Android por exemplo, há a opção de você escolher depois de quanto tempo o bloqueio é feito. Assim, caso você determine um tempo de 5 minutos, pode desligar a tela. Se 3 minutos depois você receber um e-mail e ligar a tela novamente, o código não será exigido. Acho uma ótima solução, visto que redes sociais e e-mail possuem, em alguns casos, demandas grandes por minutos, e o ladrão vai ter que ter muita sorte de roubar o celular em tempo menor que o determinado por você para o bloqueio,

Vantagem: Com este tipo de bloqueio, fica garantido que nenhum dado pessoal do usuário será acessado ou mesmo utilizado.

Desvantagem: Caso o usuário utilize apenas este bloqueio, o chip poderá ser utilizado em outro aparelho para realizar ligações ou ainda, uma conexão internet.

3 - Informe seu novo aparelho à sua operadora.
Esta é uma ação importantíssima que provávelmente você nunca ouviu falar, ou então ouviu mas nunca fez.

Sempre que você comprar um novo aparelho, mesmo que em sua operadora, é importante confirmar que o número de série foi cadastrado em sua linha.

A lógica é simples: Todo cliente de uma operadora, deve, ou deveria, ter em seu cadastro, além do número da linha e dos dados pessoais, um telefone cadastrado. O telefone deve constar o modelo e o número de série. Isto é muito importante para que seja possível, em caso de roubo, a realização da ação número 4(abaixo).

Assim, mesmo hoje, você já utilizando o seu telefone a um tempo, ligue para lá, se identifique e explique que você quer confirmar se seu telefone está cadastrado com o número de série, inclusive. Tecnicamente, o número de série é chamado de IMEI.

O IMEI de qualquer telefone celular de chip, pode ser obtido ao entrar na tela de discagem do telefone e digitando o código *#06#.

Antes de ligar para sua operadora, digite *#06#, anote o número que aparecerá na tela, provavelmente um número grande iniciado por 35.

4 - Bloqueio pela operadora
As três formas de bloqueio anteriores, são preventivas, esta aqui já é para ser realizada após a confirmação do roubo.

Se o aparelho já está perdido, o jeito é ligar para sua operadora, informar o roubo e pedir o bloqueio do chip. Desta maneira, o chip estará impossibilitado de realizar e receber chamadas e caso você já tenha feito o passo 3(acima), fica garantido que seu telefone será inutilizado para ser usado em qualquer rede do Brasil.

IMPORTANTE: TENHA CERTEZA DE QUE O SEU TELEFONE FOI ROUBADO ANTES DE LIGAR PARA SUA OPERADORA. O BLOQUEIO INDEVIDO LHE CAUSARÁ TRANSTORNOS.

Digo isso pois no momento que o roubo é informado à operadora, ela entra em contato com todas as outras operadoras (ou ao menos é isto que elas deveriam fazer), informam o número de série do seu aparelho, e o mesmo entrará na lista negra de todas as operadoras do Brasil. Isto acontecendo, o telefone nunca mais fará qualquer tipo de ligação ou conexão à internet e qualquer que seja a operadora do país.

5 - Seguro para o telefone
A última dica é se informar com sua operadora e ver se ela possui algum serviço de seguro contra roubos. Posso dizer da minha operadora, Vivo, que possui parceria com a seguradora Mapfre.

Fonte: Área de cobertura.