quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Qual o celular mais seguro para acessar mobile banking?

Um estudo divulgado pela Juniper Research revelou que o número de pessoas que utilizarão o mobile banking para fazer transações bancárias deve chegar a 800 milhões até o final de 2011. Esses clientes realizarão 37 bilhões de operações. No ano passado, esse canal registrou 2,7 bilhões de transações.

No entanto, engana-se quem acredita que acessar o banco via celular é mais seguro que via internet. "Já temos várias pragas que infectam os celulares, assim como na internet", afirma o gerente de canais da TrendMicro, Charles Simão.

Além das ameaças que já são reais, Simão acredita que muitas outras ainda vão surgir. "O número de pragas virtuais cresce na mesma proporção em que aumenta o uso da tecnologia. Quanto mais pessoas usarem o mobile banking, mais essa ferramenta estará na mira dos hackers e golpistas que criam formas de invadir os sistemas, seja no computador ou no celular".

Prevenção Simão explica que, no entanto, não há necessidade de o cliente abandonar o uso dessa tecnologia, com medo de ser vítima de um golpe. "O que existe é uma necessidade imensa de proteger o celular, para evitar a ação dos criminosos".

O gerente afirma que o primeiro passo para quem quer ter um celular seguro é colocar no aparelho um programa de criptografia, para que o usuário não corra o risco de ter a senha roubada. "Os programas de criptografia codificam os dados em informações aparentemente sem sentido, o que faz com que pessoas não consigam ter acesso às informações que foram cifradas".

Outro cuidado é ter um bom anti-vírus. "Celulares com acesso a internet são infectados por vírus da mesma forma que os computadores. Além disso, o aparelho pode receber vírus via SMS, MMS e até quando ele é ligado no computador. Muitas pessoas que estão com o PC infectado e não sabem acabam passando vírus para o celular, quando ligam um equipamento no outro, seja para baixar fotos ou transferir músicas", ensina.

Além disso, todos os cuidados que se deve ter com o computador são válidos para o celular: mantenha seu aparelho atualizado e nunca abra um anexo de e-mail proveniente de alguém que não conhece.

Fonte: Internet