segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

EUA inauguram nova embaixada no Iraque - O Maior edifício diplomático dos EUA custou US$ 592 milhões.

Os Estados Unidos inauguraram nesta segunda-feira (5) sua nova embaixada em Bagdá, um fato que simboliza sua passagem de potência ocupante a aliado de um governo iraquiano soberano.

Nas últimas semanas, os diplomatas dos EUA já realizavam uma transferência gradual para o recém-construído edifício de US$ 592 milhões, maior edifício diplomático dos EUA no mundo. Desde a invasão militar de 2003, a embaixada funcionava em um palácio que havia pertencido ao ditador Saddam Hussein.

"Esta nova embaixada é significativa por refletir uma situação mais normal", disse a adida de imprensa Susan Ziadeh. "Trata-se de uma ampliação da relação, pois a situação está mais segura e somos capazes de fazer uma transição para o que chamamos de uma embaixada mais normal."

Trabalham ali 1.200 pessoas, entre diplomatas, funcionários subalternos e adidos de 14 agências federais. "Sua escala reflete a importância da relação bilateral EUA-Iraque", afirmou Ziadeh.

Os EUA têm atualmente mais de 140 mil soldados no Iraque. Até dezembro, eles operavam sob os termos de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: Reuters