quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sadia e Perdigão vão nesta sexta ao Cade comunicar fusão

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin, disse nesta quinta-feira, 21, que representantes de Sadia e Perdigão, que anunciaram esta semana a união das empresas para criação de uma nova companhia, a Brasil Foods, pediram audiência para esta sexta com os conselheiros, para uma primeira apresentação da operação. Segundo Badin, deverão comparecer os presidentes dos conselhos de administração das empresas, Nildemar Secches (Perdigão) e Luiz Fernando Furlan (Sadia).

Badin afirmou que esse será o primeiro contato do Cade com as empresas, negando que tenha havido previamente ao anúncio da fusão qualquer conversa informal com representantes das companhia. "Mas, o contato não elimina o rito que deve ser seguido que é a entrega, em 15 dias após a assinatura do primeiro documento, dos dados formais sobre a operação", afirmou o presidente do Cade, em entrevista à imprensa na abertura de um seminário que discutirá as políticas de defesa da concorrência e defesa comercial do Brasil e da União Europeia.

A fusão entre as duas companhias que atuam na indústria alimentícia foi anunciada na última terça-feira, 19, e terá de ser julgada pelo Cade brasileiro e também por autoridades da concorrência de outros países, como a União Europeia (UE).

Badin disse acreditar que até o fim de 2009 o conselho julgará a fusão Sadia e Perdigão. "Espero que até o fim do ano seja possível uma decisão, embora seja muito difícil fazer hoje uma previsão muito precisa", afirmou. Ele ressaltou que, por lei, as análises dos processos de fusões empresariais podem durar até 60 dias, mas esse é um prazo prorrogável.

Fonte: Agência Estado

Arquivos do blog