sexta-feira, 29 de maio de 2009

OMS registra mais de 15.500 casos de gripe suína; 99 morreram

A OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou nesta sexta-feira 15.510 casos de gripe suína, conhecida oficialmente como gripe A (H1N1), em 53 países. O balanço aponta ainda que o vírus deixou 99 mortos, a maioria no México.
O balanço prévio divulgado em Genebra, Suíça, não traz a contagem país a país, mas deve manter os Estados Unidos como país mais atingido pelo vírus.
A preocupação agora é com a doença na China, onde as autoridades de saúde suspeitam do primeiro caso de contaminação local pelo vírus A (H1N1). A contaminação local pode levar a uma epidemia nacional em um país populoso e onde o sistema de saúde não atende a toda a população.
O caso suspeito foi detectado na Província meridional de Guangdong, informou a agência oficial Nova China.
O paciente esteve em contato com uma outra pessoa que teve a doença confirmada nesta quinta-feira.
O país tem 22 casos confirmados da doença em oito Províncias e municípios, segundo o último balanço detalhado da OMS.

Reino Unido
No Reino Unido, o prestigioso colégio de Eton, centro educacional da realeza e aristocracia britânicas, fechou suas portas pela primeira vez em 569 anos.
A medida foi preventiva, já que autoridades confirmaram o primeiro caso de gripe suína no local. A nova gripe deixou 137 pacientes no Reino Unido, segundo o último balanço detalhado da OMS.
A direção do colégio enviou nesta quinta-feira um e-mail aos pais dos alunos informando que uma criança de 13 anos contraiu a gripe suína e que a escola permanecerá fechada até o próximo dia 7 de junho, por recomendação da Agência de Proteção da Saúde (HPA).
O colégio, que cobra cerca de 30 mil libras por ano (cerca de R$ 97 mil), educou membros da realeza e vários primeiros-ministros durante séculos.
Os príncipes William e Harry, filhos do herdeiro ao trono britânico, Charles, foram educados em Eton.
Esta escola, que só aceita meninos, fica perto de Windsor, nos arredores de Londres, e conta atualmente com cerca de 1.300 estudantes.

Cuba
Apesar do aumento no número de casos, a maioria dos países já relaxa as medidas preventivas adotadas para evitar uma pandemia.
Nesta sexta-feira, Cuba anunciou que retomará, a partir de 1º de junho, os voos para o México, suspensos durante um mês pela gripe suína.
A medida adotada por Havana criou um clima de tensão entre os dois países, mas o governo de Cuba alega que esta e outras ações de prevenção e controle reduziram o risco de contágio no país --que tem quatro casos da nova gripe.

Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fonte: Folha Online

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Rompimento de barragem no Piauí deixa pelo menos 500 famílias fora de casa, nível da água chegou a 20 metros.

Defesa Civil diz que está procurando por dois adolescentes, que sumiram.
Na quarta-feira, nível da água chegou a 20 metros.

O rompimento da barragem Algodões I, na região de Cocal (PI), causou a destruição da casa de pelo menos 500 famílias e deixou dois adolescentes desaparecidos, segundo a Defesa Civil. O governo estadual diz que houve um rombo de 50 metros em uma parede da barragem, no Rio Pirangi, e uma área de 50 quilômetros do municípios foi atingida.

Na quarta-feira (27), o nível da água chegou a 20 metros em alguns pontos. Nesta quinta (28), a água já está baixando. Postes chegaram a cair em áreas alagadas e, por medida de segurança, o fornecimento de energia foi interrompido.

A administração estadual diz que um gerador de energia elétrica mantém o abastecimento de água. O sinal de telefonia celular chegou a ser prejudicado, mas foi restabelecido por uma operadora.

Bombeiros e policiais militares estão trabalhando no resgate de moradores ilhados. Cinco helicópteros sobrevoavam a região nesta manhã. O governador Wellington Dias foi até Cocal e disse que vai prestar assistência às famílias prejudicadas.

Fonte: G1

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Analistas acreditam no fim da recessão americana no terceiro trimestre

A recessão nos Estados Unidos terminará no terceiro trimestre do ano, segundo os analistas ouvidos pela Associação Nacional de Economistas de Empresas dos Estados Unidos (NABE).

Dos 45 profissionais entrevistados pela associação entre 27 de abril e 11 de maio, 74% acreditam que a recessão terminará no terceiro trimestre de 2009, 19% no quarto trimestre e 7%, no primeiro trimestre de 2010.

Os economistas consideram que o Produto Interno Bruto (PIB) permanecerá em baixa no segundo trimestre, de 1,8% em ritmo anual.

Apesar da boa notícia, A gigante automotiva General Motors, anunciou nesta quarta-feira o fracasso da reestruturação de sua dívida obrigatória, que recebeu, segundo a montadora, um apoio dos credores "significativamente menor" que o esperado.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Venda de celulares tem maior queda desde 2001, entretanto, o mercado de smartphones continua em alta.

A venda de celulares caiu 9,4% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2008, chegando a 269,1 milhões de unidades. Segundo o instituto Gartner, trata-se maior queda desde 2001, quando a empresa começou a monitorar esse mercado trimestralmente.

"Essa também foi a primeira vez que houve uma retração nesse mercado na comparação ano a ano no primeiro trimestre, período em que as vendas são fortes na região da Ásia e do Pacífico", afirma Carolina Milanesi, diretora de pesquisas para o setor de celulares, em nota.

Entretanto, o mercado de smartphones continua em alta --foram vendidas 36,4 milhões de unidades, uma alta de 12,7% em relação ao ano passado. Esses modelos representaram 13,5% das vendas de telefones móveis no período, enquanto no ano passado esse índice foi de 11%.

De acordo com o Gartner, o varejo intensificou os esforços para reduzir o estoque de celulares, em uma tentativa de reduzir o investimento na compra de aparelhos, dada a baixa demanda por parte dos consumidores. Esse cenário deve permanecer para o segundo trimestre.

A Nokia manteve a liderança na venda de celulares, mas viu sua participação de mercado cair: a empresa foi responsável por 36,2% dos aparelhos vendidos --no ano passado esse índice era de 39,1%. A Samsung, segunda colocada, cresceu e ficou com 19,1% do setor, seguida por LG (9,9%), Motorola (6,2%) e Sony Ericsson (5,4%).

No segmento de smartphones, a Nokia também é líder, com 41,2% das vendas --no ano passado, a participação havia sido de 45,1%. Em seguida, aparece a RIM (Research In Motion), que cresceu de 13,3% para 19,9%, e a Apple, que passou de 5,3% para 10,8%.

Fonte: Folha Online

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sadia e Perdigão vão nesta sexta ao Cade comunicar fusão

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin, disse nesta quinta-feira, 21, que representantes de Sadia e Perdigão, que anunciaram esta semana a união das empresas para criação de uma nova companhia, a Brasil Foods, pediram audiência para esta sexta com os conselheiros, para uma primeira apresentação da operação. Segundo Badin, deverão comparecer os presidentes dos conselhos de administração das empresas, Nildemar Secches (Perdigão) e Luiz Fernando Furlan (Sadia).

Badin afirmou que esse será o primeiro contato do Cade com as empresas, negando que tenha havido previamente ao anúncio da fusão qualquer conversa informal com representantes das companhia. "Mas, o contato não elimina o rito que deve ser seguido que é a entrega, em 15 dias após a assinatura do primeiro documento, dos dados formais sobre a operação", afirmou o presidente do Cade, em entrevista à imprensa na abertura de um seminário que discutirá as políticas de defesa da concorrência e defesa comercial do Brasil e da União Europeia.

A fusão entre as duas companhias que atuam na indústria alimentícia foi anunciada na última terça-feira, 19, e terá de ser julgada pelo Cade brasileiro e também por autoridades da concorrência de outros países, como a União Europeia (UE).

Badin disse acreditar que até o fim de 2009 o conselho julgará a fusão Sadia e Perdigão. "Espero que até o fim do ano seja possível uma decisão, embora seja muito difícil fazer hoje uma previsão muito precisa", afirmou. Ele ressaltou que, por lei, as análises dos processos de fusões empresariais podem durar até 60 dias, mas esse é um prazo prorrogável.

Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ministro do Trabalho, Lupi, prevê mais de 1 milhão de novos empregos em 2009

Com a reversão do saldo negativo do ano em abril, o país ainda tem condições de somar " mais de 1 milhão " de novos empregos em 2009, apesar da crise. A projeção é do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que se autodenomina " o lado otimista " do governo ao projetar crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2% e 2,5% este ano.

" O Brasil já deu demonstrações inequívocas de recuperação e os dados já dão sustentação a isso " , comentou Lupi ao divulgar pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

" Nenhuma empresa contrata se estiver com prejuízos " , justificou o ministro. " Daí, o principal sintoma de uma economia é a empregabilidade e os números do Caged não mentem " , continuou Lupi.

Segundo o Caged, em abril, foram criados 106.205 novos empregos. Com isso, o saldo de vagas em 2009, que estava negativo até março em 57.751, tornou-se positivo em 48.454 ao fim do quadrimestre.

Sem ser específico, Lupi garante que " maio será melhor do que abril " em saldo de empregos registrados em carteira de trabalho. O ministro aposta em aumento de contratação pelo agronegócio para a colheita da safra agrícola e tem boas expectativas também para a construção civil.

" Neste mês começaram vários programas habitacionais do governo e a liberação desses recursos criou uma cadeia de otimismo no setor " , citou Lupi, referindo-se ao anúncio da construção de até um milhão de imóveis para a população de baixa renda, no programa " Minha Casa, Minha Vida. "

A dificuldade ainda está em dois setores de grande empregabilidade, como a indústria de transformação e o comércio, que acumularam no quadrimestre demissões líquidas de 147.178 e de 65.106, respectivamente.

Para Lupi, a indústria de transformação ainda demora cerca de dois meses para mudar de direção, com a chance de acumular criação positiva de vagas apenas no segundo semestre.

domingo, 17 de maio de 2009

Livro é devolvido com 145 anos de atraso em biblioteca nos EUA

A Biblioteca não cobrou a multa pelos 52.858 dias de atraso, que valeria ao seu devedor algo em torno de US$ 52.858, ou seja, US$1,00 por dia de atraso. A obra foi retirada em 11 de junho de 1864, segundo o jornal "Roanoke Times".

Um livro foi devolvido com 145 anos de atraso à biblioteca de uma faculdade no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A obra tinha sido retirada emprestada por um soldado em 1864, mas só foi devolvida em fevereiro por um descendente, segundo o Roanoke Times.

Conforme o jornal, a biblioteca não cobrou a multa de US$ 52.858 pelos 52.858 dias de atraso. A obra devolvida foi um volume da "História da Guerra na Península e no Sul da França", que foi escrita por William Francis Napier e relata acontecimentos militares.

Segundo Laura Turner, diretora da Biblioteca Leyburn, C.S. Gates pegou o livro em 11 de junho de 1864 pensando que ele pertencia ao Instituto Militar da Virgínia, que era ao lado da antiga Universidade de Washington. A biblioteca acabou depois queimada.

Na família Gates, o livro foi herdado pelo casal Myron e Isabel Gates. Mike Dau, técnico de handebol e assistente técnico de futebol na faculdade de Lake Forest, ficou posteriormente com a obra. Então, o treinador decidiu devolvê-la ao seu legítimo proprietário.

Lula confirma intenção de criar novo PAC para 2011

Embora tenha dificuldades para implementar os investimentos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em fase de implantação há dois anos, o governo federal já trabalha na definição de um novo pacote, desta vez prevendo obras para o período 2011-2015. O elaboração do programa, que será executado - ou não - pelo próximo chefe de Estado, foi confirmada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Riade, no segundo dia de sua visita à Arábia Saudita.

Lula havia mencionado a intenção de criar um PAC 2011-2015 há uma semana, durante viagem a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Hoje, ele afirmou que o programa poderá poupar dois anos de trabalho de seu sucessor. "Quando chegamos ao governo, detectamos que não tínhamos projetos na prateleira", justificou.

Segundo o presidente, em razão da "fiscalização muito rígida" e de trâmites burocráticos, como a elaboração de projetos básico e executivo, pedidos de licença prévia, licitação e demandas judiciais, um mandato de quatro anos não é suficiente para, por exemplo, construir uma usina hidrelétrica. "É tanta fiscalização que para alguém superar todo o processo demora muito. Não quero que as pessoas que vierem depois de mim passem pelo que passei no primeiro mandato."

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Itaú Unibanco volta a financiar veículos novos em 72 meses

O Itaú Unibanco voltará a financiar veículos novos em 72 meses a partir deste final de semana. Essa linha estava suspensa desde outubro do ano passado, mas com a sinalização de retomada do crescimento econômico no segundo semestre a instituição decidiu ampliar o prazo máximo, que era de 60 vezes. "Isso foi possível porque os consumidores estão mais conscientes. Não compram apenas por impulso", afirmou o vice-presidente executivo do Itaú Unibanco, Marco Bonomi, à Agência Estado.

O efeito do alongamento dos prazos será de reduzir o valor da parcela em cerca de 10% na comparação com um plano de 60 meses. "Parece pouco, mas isso significa a entrada de 2 a 3 milhões de potenciais consumidores", disse Bonomi.

Antes do alongamento dos prazo, a instituição esperava que essa carteira crescesse cerca de 13% no ano. Agora, a expectativa foi elevada para 15%. E nova revisão poderá acontecer, a depender da retomada da confiança da população na economia. No primeiro trimestre, o crescimento desses financiamentos foi de 1,9% na comparação com o estoque de dezembro.

Outro fator que pesou na decisão de ampliar o prazo é o comportamento da inadimplência. Segundo o executivo, os financiamentos feitos a partir de outubro apresentam níveis inferiores de atrasos. A maior qualidade decorre do aumento das exigências, como maior entrada e análise do perfil do comprador, e também dessa melhora no comportamento dos consumidores.

Bonomi explicou que a maior inadimplência está nos créditos concedidos em 2007 e no início de 2008, quando as exigências eram menores. "A inadimplência subiu no estoque desse período. Na nova safra a qualidade é excelente", disse. O executivo não revelou qual a taxa de inadimplência da carteira de veículos da instituição. Afirmou apenas que ela estava próxima à media do sistema. Segundo dados do Banco Central, os atrasos acima de 90 dias chegaram a 5,1% do estoque dos empréstimos concedidos para a compra de automóveis.

O Itaú Unibanco não pretende voltar a trabalhar com planos sem entrada. No plano de 72 meses, é exigido 20% do valor do veículo. Segundo Bonomi, a média dos contratos para o financiamento de veículos novos é de uma entrada de 35%. A taxa de juros será de 1,57% ao mês. Para os usados, o prazo máximo permanece em 60 parcelas mensais. O Itaú Unibanco detinha ao final do terceiro trimestre uma carteira de R$ 52 bilhões, cerca de um terço do mercado. Desse total, 65% foi concedido para automóveis zero quilômetro.

Bonomi espera ainda que o alongamento dos prazos dê um impulso para a indústria automobilística. Nos últimos anos, o crescimento desse setor foi beneficiado pela maior oferta de crédito. Segundo ele, pela manhã comunicou o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, sobre a volta do parcelamento de 72 meses. A notícia foi recebida com otimismo. Segundo o executivo do Itaú Unibanco, Belini respondeu que com isso teria até que produzir mais veículos.

Fonte: São Paulo, Agência do Estado.

domingo, 10 de maio de 2009

Fernando Hugo, Presidente Paraguaio, nega ter mantido relações com mulher!

Fernando Lugo, Presidente Paraguaio, aceita fazer exame de DNA em processo de paternidade.

O Presidente Fernando Lugo, expressou perante a Justiça sua disposição de se submeter a um exame de DNA, exigido por uma das mulheres que afirma ter tido um filho com o atual governante quando ele ainda era bispo. Benigna Leguizamón, de 27 anos, apresentou uma ação em 22 de abril na qual pede que o chefe de Estado reconheça a paternidade do filho que ambos teriam concebido juntos.

A situação do presidente do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, complicou-se com o aparecimento de mais um filho atribuído a ele - o terceiro em duas semanas - e a versão da existência de uma lista de seis outras mulheres que ainda vão reivindicar a paternidade dele sobre suas crianças. À medida que os escândalos de paternidade em série se alastram, a oposição prepara uma ação criminal por "estupro" contra o presidente, e seu vice, o liberal Federico Franco, ameaça romper com ele.

Conheça as mulheres que pleiteiam a parternidade de seus filhos:

- Damiana Hortensia Moran Amarrilla - Militou na esquerda ao lado de Lugo e atualmente é proprietária de uma creche. Divorciada e com dois filhos do primeiro casamento, ela afirma ter tido um menino com o presidente há um ano e quatro meses. Damiana, porém, não pede pensão e condena uso do caso pela oposição.

- Benigna Leguizamón - Camelô, de 27 anos, diz que Lugo é o pai de seu filho de 6 anos, Lucas Fernando. Segundo ela, o relacionamento com o bispo começou em maio de 2001, quando tinha 18 anos e foi à Igreja pedir assistência.

- Viviana Carillo - O presidente assumiu há duas semanas a paternidade de um filho de 2 anos que teve com Viviana, de 26 anos. Ela disse que foi seduzida por Lugo aos 16 anos, na época em que se preparava para a crisma. O presidente era então bispo de San Pedro, no interior do Paraguai. O relacionamento teria começado na casa da madrinha dela.

O ex-bispo católico, a quem o Papa concedeu uma rara renúncia aos votos, para entrar na política, foi o primeiro civil eleito para o cargo, depois da ditadura militar das últimas décadas.

O Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, recusa demitir-se, por causa dos escândalos sexuais revelados nas últimas duas semanas. Três mulheres desencadearam processos de reconhecimento de paternidade contra Fernando Lugo, ex-bispo católico.

A imprensa avança entretanto com suspeitas de haver ainda mais filhos de Fernando Lugo... Aproveitando a polémica, a secretária de Estado da Infância e da Adolescência anunciou já o lançamento de uma campanha sobre paternidade responsável, no Paraguai. Um País, onde confirmam as estatísticas, uma em quatro crianças não é reconhecida pelo pai.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Porsche e Volkswagen: nova fusão.

A Porsche anunciou nesta quarta-feira sua fusão com a Volkswagen, grupo do qual já é acionista majoritária com 51% das ações.

Segundo relatou fonte próxima das empresas à Bloomberg, a proposta, que está em cima da mesa, inclui a fusão dos construtores automóveis e a procura de um investidor ou a venda da Porsche à Volkswagen, em troca de dinheiro e acções.

Mudanças estruturais na Porsche são inevitáveis, disse o analista do setor Marc-Rene Tonn à Bloomberg. Nenhum dos donos da Porsche-Piech tem alguma ilusão sobre o tamanho da dívida da empresa, concluiu.

A Porsche foi acumulando capital da Volkswagen desde 2005, chegando agora aos 51%, de forma a proteger a relação entre as duas companhias. Mas a crise no sector automóvel impediu a Porsche de continuar a estratégia, deixando visível a dívida de 9 mil milhões de euros.

A decisão foi anunciada após uma reunião em Salzburgo, Áustria, da família proprietária. Os dois grupos mostram-se disponíveis para “criar um grupo automóvel integrado”, com uma estrutura final que abarcará 10 marcas, das quais nove são detidas pela VW e a outra é a própria Porsche.

De acordo com o comunicado divulgado, os membros das famílias proprietárias da Porsche “pronunciaram-se a favor da constituição de um grupo automóvel integrado”. As negociações com vista à fusão começam agora, envolvendo não apenas as famílias, mas também o governo da Baixa Saxónia – acordo sem o qual não pode levar o processo em frente - e os representantes dos trabalhadores.

No comunicado, garante-se a “independência de todas as marcas e explicitamente também da Porsche”.

A união dos grupos alemães coloca fim no ambicioso plano de Wendelin Wiedeking, executivo-chefe da Porsche, em elevar a participação na VW de 51% para 75%, o que permitiria a fabricante fundada por Ferdinand Porsche nos anos 1940 acessar às reservas de caixa da Volkswagen, já que o futuro grupo terá administração única.

Economistas preveem recuperação da economia brasileira no 2º semestre

A economia brasileira deverá começar a se recuperar a partir do segundo semestre e, em 2010, apresentar crescimento "saudável", disseram nesta quarta-feira os economistas Gustavo Loyola e Luiz Carlos Mendonça de Barros, em palestra na Associação Comercial de São Paulo.

"Acho que no terceiro trimestre já teremos um PIB (Produto Interno Bruto) positivo no Brasil", disse Mendonça de Barros, sócio-diretor da Quest Investimentos e ex-ministro das Comunicações.

Apesar de prever retração de 1,5% no PIB de 2009, provocada principalmente pela redução nos investimentos e queda nas exportações de manufaturados desde o agravamento da crise mundial, Mendonça de Barros se diz otimista com a economia brasileira e aposta em uma recuperação gradual ao longo dos próximos trimestres. Para 2010, o economista prevê crescimento entre 2% e 2,5%.

O consumo interno, a massa salarial ainda em crescimento e a retomada gradual do crédito são elementos importantes na recuperação, disse Mendonça de Barros.

"O nosso crescimento neste ano vem todo do consumo. Mas o ajuste da produção industrial para exportação e para investimento é maior do que o crescimento do PIB via consumo. Na hora em que esse ajuste na indústria se estabilizar, o PIB volta a ser positivo", disse.

Loyola, ex-presidente do Banco Central e sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, é mais otimista. Ele prevê estabilização já neste segundo trimestre, e uma recuperação maior no PIB do terceiro e do quarto trimestres deste ano. Sua previsão é de que o Brasil feche 2009 com crescimento próximo de zero e, em 2010, registre expansão entre 3% e 3,5%.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Trabalho voluntário pode prolongar a vida dos mais velhos

Foram avaliados mais de seis mil aposentados com mais de 65 anos. Os resultados de uma nova avaliação da VA Medical Center e da Universidade da Califórnia, nos EUA, indicam que participar de atividades voluntárias pode prolongar a vida de pessoas mais velhas.

Avaliando mais de seis mil aposentados com mais de 65 anos, os pesquisadores descobriram que o voluntariado estava fortemente associado com menores taxas de morte – em quatro anos, 12% daqueles que faziam trabalhos voluntários faleceram, contra 26% dos não-voluntários. E esses resultados ocorriam independentemente de status econômico, doenças crônicas, e limitações funcionais.

Embora o estudo não explique as razões, os autores acreditam que o trabalho voluntário pode melhorar a saúde do idoso ao expandir sua rede social, aumentar seu acesso a recursos e melhorar sua autoestima.

sábado, 2 de maio de 2009

Silverton Bank - EUA, anunciou a maior falência do setor em 2009

O Silverton Bank, com sede Atlanta, tinha 1.400 bancos como clientes em 44 estados do país, e é o sexto estabelecimento da Geórgia a quebrar este ano. Ele controlava US$ 4,1 bilhões em ativos.

A agência federal de garantia de depósitos bancários (FDIC) anunciou a maior falência de um banco americano no correr deste ano, o Silverton Bank da Geórgia (sudeste), que controla US$ 4,1 bilhões em ativos.

Esta nova falência eleva para 32 o número de bancarrotas ao longo de 2009 nos Estados Unidos, ao passo que foram 25 em todo 2008 e apenas três em 2007.

A FDIC indicou não ter encontrado um comprador para o Silverton Bank, que não contava com clientes particulares e sim fazia transações com outros bancos.

As autoridades criaram então uma nova estrutura que retomou o conjunto de seu ativos e dos US$ 3,3 bilhões de depósitos, e que deve permitir "aos bancos clientes manter os serviços com a menor perturbação possível".

O custo deste processo para as contas da FDIC foi calculado em US$ 1,3 bilhão.

Atlanta é a maior cidade e capital do estado norte-americano da Geórgia. É também um dos motores propulsores do "Novo Sul", que, havendo superado os obstáculos do passado, é atualmente a região de maior crescimento populacional e econômico dos EUA.

Atlanta foi palco dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996. A cidade é servida pelo aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta, localizado nos arredores da cidade, ao sul da zona central, e é o principal (*)hub da companhia Delta Airlines.
(*)HUB é a designação dada a aeroportos que são os principais centros de operações de voos comerciais.

Arquivos do blog