quarta-feira, 1 de abril de 2009

Brasil atingirá 170 milhões de celulares em 2009.

O Brasil atingirá 170 milhões de celulares habilitados até o fim do ano. A estimativa foi produzida pela consultoria Tendências, que prevê um crescimento de 21% no setor neste ano e 16% para 2009.

"Ainda que a densidade de celulares no Brasil já se mostre bastante relevante, o cenário para este mercado nos próximos anos deverá seguir favorável", afirma o estudo da Tendências.

Os últimos dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informam que atualmente existem 133 milhões de celulares habilitados, o que representa uma densidade de 69,5 terminais por cem habitantes.

A pesquisa utilizou dados da ITU (União Internacional de Telecomunicações, na sigla em inglês) com informações de densidade de celular e PIB per capita para 2007 para várias nações. Os pesquisadores fizeram uma seleção de países para obter um parâmetro para deduzir as perspectivas para o Brasil. Foram utilizadas também as projeções de dois indicadores para o mercado nacional em 2008 e 2009.

Apesar da quantidade de celulares habilitados estar correlacionada com PIB per capita do país, o levantamento mostrou que o Brasil estava abaixo de países subdesenvolvido e de nações com PIB per capita semelhantes.