sábado, 18 de abril de 2009

Quem é Osama Bin Laden?

Osama bin Laden é um terrorista internacional, filho de Muhammed Awad bin Laden um pobre imigrante iemenita que se tornou o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita depois do próprio Rei. Graduado em Engenharia Civil, possui 53 irmãos, 5 esposas e 12 filhos. Bin Laden é o homem mais procurado do mundo. Era o filho único da Décima esposa de Muhammed bin Laden Hamida al-Attas. Os pais de Osama se divorciaram logo depois que ele nasceu, de acordo com Khaled M. Batarfi. A mãe de Osama se casou com Muhammad al-Attas e o novo casal teve 4 filhos.

Quando jovem e inexperiente, Bin Laden participou de forma voluntária na década de 80 do esforço jihadista no Afeganistão, financiando e organizando por grupos de arábes e acampamentos de milícias armadas no combate aos invasores soviéticos. Posteriormente estabeleceu-se como importante investidor no Sudão, onde iniciou, em paralelo às suas atividades empresariais, a organização que mais tarde viria a se denominar “Al Qaeda”, originalmente destinada a combater a família Real Saudita. Bin Laden detestava os modos ocidentalizados, perdulários, corruptos e "pouco islâmicos" da família Real Saudita.

Do Afeganistão planejou e coordenou ataques de grande repercussão no Mundo às embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia, em 1998, e ao navio de guerra USS Cole, em 2000. Em decorrência destes atentados, tornou-se o terrorista mais procurado pelos Estados Unidos da América. Em 2001 realizou a ação de maior repercussão na história do terrorismo, os atentados de 11 de Setembro.