sábado, 18 de abril de 2009

Conheça um pouco do Barack Obama.

Atual Presidente dos Estados Unidos da América.

Barack Hussein Obama II, nasceu em Honolulu, no dia 4 de agosto de 1961, no Estado estadunidense do Havaí, filho de Barack Obama, Sr., que era um economista queniano. Barack Obama é um advogado e político estadunidense. É o quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos da América, desde 20 de janeiro de 2009. Até então, era Senador pelo Estado de Illinois. Obama foi o primeiro negro (afro-americano) a ser eleito presidente estadunidense e foi também o único senador afro-americano na legislatura anterior.

Seus pais conheceram-se enquanto frequentavam a Universidade do Havaí em Manoa, onde seu pai era um estudante estrangeiro. Eles separam-se quando Obama tinha 2 anos de idade, A mãe de Obama retornou ao Havaí em 1972, quando o filho tinha 11 anos, lá permanencendo por muitos anos. Ela faleceu de câncer nos ovários em 1995, quando Obama tinha 34 anos.

Barack Obama graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.

Obama dirigiu a iniciativa Project Vote em Illinois entre abril e outubro de 1992. O projeto, voltado para o registro de eleitores, contava com 10 funcionários e 700 voluntários. Ele atingiu seu objetivo de registrar 150 mil dos 400 mil (afro-americanos) não registrados do Estado, motivando a revista Crain's Chicago Business a incluir, em 1993, Obama na sua lista de líderes promissores com menos de 40 anos.

Tendo tentado, em 2000, eleger-se, sem sucesso, ao Congresso dos Estados Unidos, anunciou, em janeiro de 2003, sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após vitória nas eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convenção Nacional do Partido Democrata em julho de 2004. Em novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois, com 70% dos votos.

Obama admitiu ter usado cocaína, maconha e álcool durante o ensino médio, tendo classificado, em um evento na campanha eleitoral anterior, como o seu maior erro do ponto de vista moral.

Em 16 de Janeiro de 2007, anunciou a criação de um comité exploratório para recolha de fundos para uma candidatura à presidência; a 10 de Fevereiro de 2007, declara-se candidato às primárias. Embora a sua pouca experiência governativa e a grande concorrência no seu partido, por parte de Hillary Clinton, sejam grandes obstáculos. A 15 de Dezembro de 2007, recebeu o apoio do prestigiado jornal diário nacional The Boston Globe.

Em 28 de agosto de 2008, Obama foi nomeado oficialmente para concorrer à Casa Branca contra o republicano John McCain. Recebeu o importante apoio da Família Kennedy, sendo comparado muitas vezes ao ex-presidente John Kennedy na sua capacidade de animar os eleitores e oferecer uma nova liderança. Em 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos da América, derrotando John McCain.