quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nanotecnologia: Seus Benefícios e Malefícios!

A nanotecnologia está associada a diversas áreas como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica).

O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros).

Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem. Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o microscópio eletrônico de varredura, o MEV.

Um levantamento sumário nas publicações que circulam sobre nanotecnologia aponta para os seguintes produtos e serviços que já estariam no mercado:
* Tecidos resistentes a manchas e que não amassam;
* Raquetes e bolas de tênis;
* Capeamento de vidros e aplicações antierosão a metais;
* Filtros de proteção solar;
* Material para proteção (“screening”) contra raios ultravioleta;
* Tratamento tópico de herpes e fungos;
* Nano-cola, capaz de unir qualquer material a um outro;
* Pó antibactéria;
* Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos;
* Produtos para limpar materiais tóxicos;
* Produtos cosméticos;
* Sistemas de filtração do ar e da água.
* Microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral;
* Polimento de faces e superficies com nanotecnologia sem micro-riscos.

Um dos possíveis problemas é a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formada por nanopartículas que podem ser muito perigosas uma vez que flutuem facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias.

Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos. Estes nanopoluentes poderiam se acumular na cadeia alimentar como os metais pesados.

As aplicações mais simples da nanotectologia talvez sejam as mais promissoras. Como exemplo, a criação do material mais escuro do mundo, que absorve mais de 99,9% de toda a luz que recebe pode permitir um novo patamar no aproveitamento da radiação solar para geração de energia elétrica.