sexta-feira, 3 de abril de 2009

GPS no celular. Será que vale a pena?

Além das câmeras fotográficas e das telas sensíveis ao toque, um dos recursos mais procurados em celulares e smartphones atualmente é a existência de um receptor GPS (Global Positioning System).

O interesse cresce na mesma medida em que os navegadores GPS veiculares tornam-se cada vez mais populares no País - hoje, os aparelhinhos são extremamente comuns nas prinicipais capitais brasileiras. Mas a verdade é que, apesar de bastante útil, o GPS no celular dificilmente substitui um navegador veicular tradicional.

Em primeiro lugar, a ergonomia dos aparelhos próprios para serem usados no carro é muito melhor - usando o GPS no celular, as chances de você ser multado ou, pior, se envolver num acidente são maiores. Isso porque o celular não tem um suporte apropriado e, dependendo do serviço utilizado, a navegação não é feita por voz, o que te obrigaria a ficar olhando para o aparelho (ou a ter um copiloto).

Enquanto isso o Google Maps for Mobile surge como uma alternativa (quase) gratuita para localização via celular. O serviço do Google funciona tanto em aparelhos com GPS integrado quanto nos demais - usando, nesse caso, a triangulação de antenas -, tem mapas do mundo todo e não depende de pagamento de licenças. No entanto, ele é totalmente dependente da internet para funcionar, o que o torna um opção cara para quem não tem um bom pacote de dados. Outra desvantagem é o fato de não ter navegação por voz.

Fonte: WNEWS