domingo, 26 de abril de 2009

"NOTÍCIA URGENTE" - GRIPE SUÍNA PODE VIRAR PANDEMIA.

Pandemia é a ocorrência de uma epidemia em vários países, ou seja, uma larga distribuição espacial.De acordo com as últimas informações oficiais, foram registrados mais de 1.300 casos da gripe suína, com 81 vítimas fatais até hoje, dia 26 de Abril.

A OMS - Organização Mundial de Saúde, alertou que a nova variedade do vírus da gripe suína identificada no México é grave e tem o potencial de virar uma pandemia. A gripe suína é diagnosticada apenas em porcos ou em pessoas que têm contato regular com estes animais. Fadela Chaib, porta-voz da OMS, confirmou que a organização notou uma "atividade incomum de gripe" a partir do final do mês de março.

O que é a gripe suína?
Uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
Existem vários tipos de gripe suína e, assim como acontece no caso da gripe humana, o vírus causador da doença se modifica constantemente.

# MÉXICO #
Na noite do dia 23 de Abril, o Ministro da Saúde mexicano, José Córdova, anunciou a suspensão de aulas e pediu a colaboração da população para evitar a propagação da doença. "Foi o suficiente para detonar um clima de preocupação e medo", disse Edgar Gómez, gerente de uma rede de farmácias. "Em nossas cinco lojas, vendemos cerca de 250 mil máscaras em um único dia. Em geral, este número não passa de 15", afirmou ele.

O governo do México anunciou em 24 de Abril, estar preparando uma campanha de vacinação em massa para deter o avanço de uma nova variedade de gripe suína que teria provocado a morte de mais de 80 pessoas no país desde meiados de março de 2009.

O ministro Mexicano, José Córdova, afirmou que um total de 1,3 mil pessoas foram internadas com sintomas suspeitos da gripe suína desde o dia 13 de abril e que os pacientes estão sendo examinados.

Os sintomas da gripe suína são febre acima de 39 graus que aparece repentinamente, tosse, fortes dores de cabeça, musculares e nas juntas, irritação nos olhos e secreção nasal. "Como resultado, recomenda-se que a população evite cumprimentos com as mãos, que as pessoas evitem lugares lotados ou eventos onde o comparecimento não seja estritamente necessário", afirmou o ministro da Saúde mexicano, José Córdova.

Autoridades de saúde em diversos Países estão adotando medidas para prevenir a transmissão de uma nova variedade de gripe suína que já deixou mais de 80 mortos somente no México.

# EUA e NOVA ZELÂNDIA #
Barack Obama visitou a capital mexicana no último dia 16 de Abril, precisamente na altura em que rebentou a epidemia da gripe suína na Cidade do México. Na altura, Obama encontrou-se com o arqueólogo Felipe Solís, que acabou por morrer dias mais tarde, com sintomas semelhantes aos da gripe suína. A Casa Branca garante que o estado de saúde de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, não corre qualquer perigo.

A epidemia de gripe suína se espalhou também para os Estados Unidos, onde 11 casos não-fatais da doença foram confirmados.

Entre os casos americanos da doença sete pessoas foram contaminadas no Estado da Califórnia, duas no Texas e duas no Estado de Kansas. A Embaixada dos Estados Unidos no México, aconselhou aos visitantes naquele País, a permanecerem a pelo menos 1,8 metros de distância de outras pessoas.

O ministro da Saúde da Nova Zelândia, Tony Ryall, disse que dez estudantes que voltaram recentemente do México podem estar infectados com o vírus, já que apresentaram resultados positivos no exame de influenza.

# RÚSSIA e JAPÃO #
O governo russo adotou o que chamou de "medidas especiais de controle" em aeroportos para passageiros que regressam da América do Norte.

No Japão, um representante do ministério da Saúde, Yoshio Namba, responsável pela força tarefa contra a gripe suína afirmou que o governo vai garantir que nenhum dos passageiros que deixem o país estejam infectados com o vírus.

# BRASIL #
O governo reiterou ainda que "não há evidências da circulação do vírus da influenza suína em humanos no Brasil".

O monitoramento de passageiros vindos dos Estados Unidos e do México também foi intensificado. De acordo com o ministério da Saúde, a tripulação das aeronaves será orientada a informar os passageiros sobre os sintomas da gripe suína.